Encontro da Academia de Letras de Araguaína lança livro, empossa imortal e condecora ativistas culturais

Amantes das artes e literatura participaram do encontro deste sábado.

A Academia de Letras de Araguaína (Acalanto) em noite de festa, neste sábado, 11, empossou o novo imortal correspondente da instituição Osmar Casagrande, lançou o livro Meu Amigo Andrey e concedeu a maior honraria da entidade, a Comenda Maria dos Anjos Carreiro à ativistas culturais.

Os incentivadores das artes literárias e manifestações cuturais Dalcivan Coelho, Jaceline Freitas e Conceição Carneiro receberam a maior honraria da Acalanto, a comenda Maria dos Anjos Carreiro.

Comenda Maria dos Anjos Carreiro

A Comenda Maria dos Anjos Carreiro é um título honorifico de reconhecimento, criado e a ser entregue pela ACALANTO.

Idealizado por José Francisco da Silva Concesso (falecido em 2020), ainda em sua 3ª gestão, à frente da ACALANTO, porém, somente seu sucessor, Alexandre Brito, pode concretizar esse projeto em 2021.

O nome da Comenda é uma homenagem à acadêmica e primeira secretária executiva e primeira titular da cadeira n.º 10 da ACALANTO, Maria dos Anjos Carreiro de Souza, falecida em 29 de julho de 2011.

Quem pode receber a Comenda Maria dos Anjo Carreiro?

Qualquer pessoa física ou jurídica poderá receber a Comenda Maria dos Anjos, desde que tenha ou realize relevante serviço a favor da literatura na área de abrangência da ACALANTO.

Os escolhidos e aprovados serão convidados a receber a Comenda em momento solene a ser organizados e definido pela diretoria da Academia.

Osmar Casagrande, novo Imortal da Acalanto

O novo imortal, Osmar Casagrande é natural de Presidente Epitácio (SP). Graduado em Publicidade e Propaganda, tem destacada atuação como ator, dramaturgo, contista, apresentador em TV, documentarista e poeta. É membro fundador da Academia Palmense de Letras (APL), da qual foi vice-presidente. Trabalhou na Fundação Cultural do Estado, na função de gerente de Literatura. É um dos grandes expoentes da literatura do Tocantins.

Lançamento do livro Meu Amigo Andrey, de Alexandre Brito

O Presidente da Academia de Letras de Araguaína, Alexandre Brito, laçou seu novo livro Meu Amigo Andrey, pela Le Coq Editora no evento que aconteceu na AABB – Associação Atlética Banco do Brasil, recheado de emoções o encontro do escritor com os leitores apresentou um misto de alegria e expectativas com a nova obra literária que a cidade de Araguaína recebe. O livro editado pelo competentíssimo escritor e editor Edson Gallo apresenta o padrão da casa publicadora que tem lançado grandes números literários para o deleite dos amantes da literatura.

Alexandre expôs Gosto dos sinônimos, e os busquei com o fito de agradecer condignamente, em meu nome e em nome da ACALANTO, o expressivo apoio recebido da comunidade de Araguaína e Região, por ocasião das festividades acontecidas ontem, 11 de fevereiro, na AABB local, quando foi realizada posse acadêmica, outorga de Comendas e o lançamento do livro “Meu Amigo Andrey” de minha autoria.”

“Do tanto de vi, nada transcendeu à expressiva GRATIDÃO. Então me pauto por ela:

GRATIDÃO, GRATIDÃO, GRATIDÃO !” Finalizou o escritor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

catorze + dez =