Força-tarefa da Marinha enfrenta obstáculos em busca de vítimas no Rio Tocantins

Tentativa de retirar carro de passeio do fundo do rio foi prejudicada por falha em equipamento; mergulhador precisa receber atendimento após incidente.

Nesta segunda-feira, 30, a força-tarefa coordenada pela Marinha do Brasil enfrentou desafios durante a operação de resgate no Rio Tocantins, onde um carro de passeio foi encontrado submerso, após o desabamento da ponte JK na BR-226, ocorrido no dia 22 de dezembro. A operação, que visava a recuperação do veículo e a busca por vítimas, foi temporariamente suspensa devido a um incidente com um equipamento de flutuação que se rasgou durante os trabalhos.

Durante a tentativa de remoção do carro, um dos mergulhadores, que estava realizando suas atividades subaquáticas, precisou ser retirado e recebeu atendimento médico. O mergulhador havia permanecido por um período prolongado no fundo do rio e, por precaução, foi encaminhado para a câmara hiperbárica, onde recebeu tratamento com oxigênio, conforme explicou o Almirante Coelho Rangel, coordenador das operações de busca e resgate e Chefe do Estado-Maior do 4º Distrito Naval da Marinha.

As buscas por mergulho dependente, que utiliza suprimento de ar em mangueiras conectadas a um capacete, foram suspensas e estão programadas para serem retomadas na manhã desta terça-feira, 31. A equipe da Marinha continua comprometida em localizar as vítimas, sendo que até o momento, 11 mortes foram confirmadas, com 09 corpos já retirados do rio. Além disso, seis pessoas continuam desaparecidas.

A tragédia que resultou no desabamento da ponte JK deixou a comunidade local em luto e gerou uma mobilização intensa para o resgate das vítimas. Um homem foi resgatado com vida, e as autoridades continuam a apoiar as famílias afetadas pela tragédia. A Marinha, junto com outras forças de segurança, permanece em ação para garantir que todas as vítimas sejam encontradas e que as famílias tenham o suporte necessário neste momento difícil.

A equipe de resgate está determinada a superar os desafios apresentados pela operação, e a expectativa é que os trabalhos sejam retomados com a chegada de novos equipamentos e reforços, garantindo a continuidade da busca e a segurança dos envolvidos nas operações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *