Colégio Professora Juliana Barros apresenta a luta dos povos indígenas em desfile cívico de Xambioá

A encenação dos alunos mostrou a importância da luta dos povos originários para manter a cultura e tradição.

Os alunos do Colégio Estadual Professora Juliana Barros em Xambioá, no Norte do Tocantins, ao parciparem de desfile cívico realizado no dia 07 de setembro encenaram a saga dos povos originários indígenas para permanecerem seus direitos preservados.  

Na luta pela defesa dos direitos sociais e permanência nas terras demarcadas para as reservas indígenas os povos originários têm sido parte importante para a compreensão do que vem a ser respeito às origens. 

A sociedade brasileira, desde a colonização do país, iniciada em 1530 pela Coroa Portuguesa, vê a necessidade de expansão de territórios para cultivo de culturas não nativas e isso tem causado mortandade de várias etnias que não conseguiram perdurar com o avanço de vários segmentos econômicos, a exemplo dos grandes projetos empreendidos por latifundiários.

A Avenida Araguaia foi palco de uma exuberante apresentação de vanguarda, com a dedicação de alunos, professores e demais membros da comunidade escolar que se desdobraram para mostrar, com beleza e arte a cultura indígena.

O Professor Cosmo Nascimento, Diretor da Unidade Escolar disse “não se pode pensar ou falar em Brasil negligenciando a existência daqueles que originaram toda a construção do povo brasileiro.”

Somos uma mistura de povos, mas com matriz oriunda dos povos indígenas, verdadeiros donos da terra chamada Brasil, guardiões ferrenhos das nossas florestas. Em em especial da imensa floresta Amazônica.” Finalizou o educador. 

Veja a apresentação dos alunos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 − oito =