Alexandre Brito é escritor, contista, poeta, bancário aposentado, radialista e ativista cultural.
A Academia de Letras de Araguaína – ACALANTO realizou na noite deste sábado, 25, as eleições para escolher o presidente que comandará a mesa diretiva da instituição durante o triênio 2023/2026.
Os imortais da Acalanto se reuniram nas dependências do Sindicato dos Bancários de Araguaína, onde em sufrágio secreto escolheram seu presidente. Os obreiros deram a vitória ao candidato à reeleição, escritor, contista, poeta, bancário aposentado, radialista e ativista cultural Alexandre Gomes de Brito, com a unanimidade dos 23 membros efetivos presentes ao evento.
Também foi facultado aos membros que estivessem em trânsito, mais os Acadêmicos Correspondentes, participarem do processo, através do voto encaminhado por aplicativo de mensagem instantânea o que resultou isto em mais 13 votos, favoráveis ao postulante eleito.
Alexandre Gomes de Brito, foi escolhido em 2020 para ser o vice-presidente do colegiado, na chapa encabeçada pelo idealizador da Acalanto, Professor José Francisco Concesso, com o falecimento do líder da entidade, em agosto de 2020, Alexandre assumiu a presidência da Academia.
Durante sua gestão Alexandre realizou grandes feitos, deu visibilidade à instituição com a parceria entre diversas entidades, dentre as quais citam-se Sindicato dos Bancários, AABB – Associação Atlética Banco do Brasil, seccional de Araguaína, Programa Viver Bem Tocantins, sob a tutela do escritor, poeta, médico e apresentador Nelson Ferreira, além de uma série de ações voltadas para a organização da entidade, como a inscrição em programas de incentivo cultural, captação de recursos e articulação para o desenvolvimento de atividades voltadas para a arte e cultura em Araguaína.
Como incentivo a participação de escritores no hall de imortais lançou editais para preenchimento das cadeiras da Academia, convidou imortais correspondentes e instituiu honrarias como a Comenda Maria dos Anjos Carreiro, além de fortalecer os vínculos com instituições culturais de todo o país a exemplo da A Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes (FEBACLA), que realizou em Araguaína o encontro Nacional da Academias de Letras do Brasil em novembro de 2022.
Além de outras ações o presidente reeleito tem buscado promover lançamentos de livros de escritores araguainenses e levado ao público as obras literárias dos imortais da Acalanto por meio de grupos de conversas e engajamento das redes sociais.