Presidente da Fetopesca, Júlio Matos, percorre comunidades ribeirinhas e alerta sobre a piracema

Além de assuntos sobre o período da piracema o presidente falou sobre os seguros destinados aos pescadores pelo Governo Federal e diversos outros temas.

O presidente da Federação Tocantinense dos Pescadores (FETOPESCA), Júlio Matos, percorreu neste domingo,19, algumas comunidades ribeirinhas, onde alertou sobre a importância dos pescadores respeitarem o período da piracema, que neste ano estará em vigor até o dia 28 de fevereiro.

Além de falar sobre a piracema o presidente expôs ainda os avanços e desafios à frente da instituição, como o acesso aos benefícios do Governo Federal para a categoria, como por exemplo o seguro desemprego e outras modalidades de seguros para os pescadores.

Júlio Matos estava acompanhado da Vice-presidente da Colônia de Pescadores de Araguanã Ângela, que detém grande conhecimento sobre os assuntos administrativos da instituição de defesa dos direitos dos pescadores.

Piracema

O período de piracema leva em consideração o fato da pesca exercida nos cardumes dos rios e lagos interiores, nos períodos em que ocorrem os fenômenos migratórios para desova, interferirem negativamente no equilíbrio biológico e na formação de novos estoques.

O Naturatins tem prerrogativa para prorrogar o período da piracema se verificar, por quaisquer motivos, que o fenômeno migratório ligado ao período de desova e de reprodução das espécies foi alterado no âmbito dos rios, lagos ou qualquer outro curso hídrico existentes no Tocantins.

Os líderes dos pescadores visitaram a região de Itaipavas e demais populações ribeirinhas do entorno.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 − 2 =