A ação do projeto Opera Tocantins atendeu pacientes de Araguaína, Bernardo Sayão e Arapoema
Em mais uma ação em buscar de dar celeridade no atendimento aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), que aguardam por um procedimento cirúrgico, o Governo do Tocantins realizou, dia 14, no Hospital e Maternidade Irmã Rita (HMIR), em Arapoema, um mutirão de cirurgias. 10 pacientes foram beneficiados com cirurgias gerais, por meio do Programa de Aprimoramento da Gestão Hospitalar (PAGH – Cirúrgico), conhecido como Opera Tocantins. Do total, seis pacientes estavam na fila de espera do Hospital Regional de Araguaína (HRA).
Segundo a diretora geral do HRA, Wal França, a ação traz “mais integralidade e saúde, melhoramos o fluxo para melhor atender os pacientes que estão aguardando na fila de cirurgia eletiva”.
A diretora geral do HMIR, Mariana Coppo vê a união das unidades como positiva. “É o apoio logístico e de recursos humanos das duas unidades hospitalares em prol do atendimento especializado e humanizado aos pacientes”.
Os dez procedimentos cirúrgicos foram de colecistectomia e hernioplastia, realizados pelo cirurgião torácico, Hugo Weysfield Mendes.
“O espaço físico do hospital é muito bom e eu só tenho a agradecer e parabenizar as pessoas que tiveram essa iniciativa. Graças a Deus fui atendido e agora é só esperar a total recuperação”, disse o paciente, Luiz Sérgio.
Projeto Opera Tocantins
O Projeto Opera Tocantins da Secretaria de Estado da Saúde (SES) foi criado pela lei nº 3.369/2018, para dar mais agilidade nas cirurgias eletivas.