O Professor Eli Duarte pesquisou, catalogou e descreveu os relatos das receitas culinárias de Maria Madalena da Silva Duarte. O livro será lançado nesta sexta-feira, 13, no Coleito de Mulheres Maria Criativa.
O livro “Sabores da Madá: memórias afetivas e histórias contadas através do paladar”, não é apenas um livro de receitas culinárias, mas está recheado de histórias alegres e engraçadas contadas pelos amigos e familiares de Dona Maria Madalena da Silva Duarte, mãe do historiador e professor Eli da Silva Duarte.
A coletânea de relatos tem como organizador o professor Eli da Silva Duarte, filho da protagonista, que na companhia da escritora, psicóloga e imortal da Acalanto – Academia de Letras de Araguaína, Sueli Marques Ferraz catalogou as histórias, ouviu as fontes e sistematizou as narrativas. A revisão ficou por conta do escritor, também imortal da Acalanto Leomar Sousa, com seu amplo conhecimento da língua portuguesa.

O livro, claro, apresenta receitas de doces e salgados que sempre fizeram parte da culinária de Dona Madalena, senhora com 75 anos nascida no interior de São Paulo que residiu mais de 30 anos no Mato Grosso e agora tem 22 anos que reside em Araguaína.
Com tanta carga de conhecimento das regiões do Brasil, em seus pratos a culinária de dona Madalena traz uma diversidade cultural e tradição de sua família.
O livro é um presente de seus amigos e familiares para comerar o aniversário da artista dos sabores e ao mesmo tempo é uma contribuição para a história desta senhora que ao longo de sua vida alegrou muito as pessoas com seus dotes culinários.
O lançamento será nesta sexta-feira, dia 13 de janeiro, na sede do Coletivo de Mulheres Maria Criativa que se localiza na Avenida Cônego João Lima no Alto do Bairro São João em Araguaína-TO, às 19h.