A Prefeita Patrícia Evelin destacou a importância da trajetória de Dona Margarida para o desenvolvimento de Xambioá
Após o falecimento da Pioneira de Xambioá, Margarida Correa Milhomem, de 93 anos de idade, ocorrido nesta sexta-feira, 06, a Prefeita de Xambioá Patrícia Evelin decretou luto oficial por três dias no município.
De acordo com a Prefeita Patrícia Evelin, “a história de vida da Sra. Margarida Correa Milhomem foi uma das pioneiras de Xambioá, na áurea luta pela emancipação política, antecedida pelo período de busca do cristal de quartzo e a navegação pelo Araguaia. Dona de uma das mais belas histórias da cidade, como esposa, mãe e cidadã bem humorada sempre, foi esposa do heroico navegador Lázaro Milhomem, com quem constituiu numerosa família, destacadamente homens e mulheres de bem de nossa terra.”
Dona Margarida chegou em Xambioá ainda na época do início dos garimpos de cristais abundantes na região do Chiqueirão e na região de Araguanã, sempre cheia de alegria e bom humor relembrava a época que acompanhou o marido em suas andanças pela região do Araguaia e como constituiu família.
Pioneira na cidade de Xambioá e em Araguanã nutriu ao longo dos anos grandes amizades, longeva acompanhou passagens da história que guardou na memória, como a guerrilha do Araguaia, as cheias do rio, as mudanças do tempo, os adventos da televisão, a euforia do rádio e o avanço da tecnologia.
A partida de Margarida com certeza é uma perca irreparável para a memória dos municípios que ela viu nascer e se desenvolver.