Escrito por Tom Lyra, o livro “A Subida Travessia do Rio Araguaia” foi lançado em um evento cultural que reuniu indígenas e autoridades locais
O dia 23 de março de 2024 entrou para a história da comunidade indígena Karajá e do município de Lagoa da Confusão, na Ilha do Bananal. Na aldeia Fontoura, aconteceu o primeiro lançamento de um livro em uma aldeia indígena Karajá: “A Subida Travessia do Rio Araguaia”, de autoria de Tom Lyra.
O evento, que contou com a participação de vários indígenas da mesma etnia e de outras aldeias, foi um marco inédito na cultura brasileira. O lançamento do livro ocorreu simultaneamente à festa do retohokan, uma tradicional celebração indígena, e reuniu diversas autoridades do município.
Entre os participantes estavam o prefeito Dr. Thiago Carlos, a chefe da Funai e SESAI, responsável pela equipe de saúde indígena do município, e as secretárias de Turismo e Meio Ambiente de Lagoa da Confusão. Todos destacaram a importância do evento para a comunidade e para a preservação das tradições e contos dos povos indígenas.
O livro, que tem como base e personagens alguns indígenas da comunidade, entre eles o cacique tradicional Isac Ixio e o cacique Cleber, é resultado de um profundo trabalho de pesquisa e respeito às tradições indígenas.

O escritor Tom Lyra destacou a importância do projeto: “Fazer esse projeto na aldeia e lançar no reduto deles é de suma importância tanto para nós escritores como para a comunidade. É um verdadeiro incentivo para termos uma educação de qualidade, despertando o interesse dos jovens pela leitura e a escrita”.
O lançamento do livro na aldeia Karajá é um passo importante para a valorização da cultura indígena e para a promoção da literatura como ferramenta de educação e empoderamento.