Vereador José Filho destaca importância da visita do Secretário de Cultura e Turismo do Tocantins ao Município de Wanderlândia

Hercy Filho esteve em Wanderlândia no início da semana, foi recebido pelos vereadores da Câmara Municipal e visitou os atrativos turístico do Município.

O vereador José Filho, de Wanderlândia, na região Norte do Tocantins comemorou a visita do Secretário Estadual de Cultura e Turismo, Hercy Filho ao município, no início da semana, para esclarecimentos acerca dos programas e projetos culturais do governo do Estado e demais parceiros para o município de Wanderlândia.

O parlamentar, que é um dos apaixonados pelo Turismo Local, destacou a importância de atividades voltadas para o desenvolvimento local, além de pontuar a necessidade de buscar ainda mais parcerias para a construção de propostas voltadas para a melhoria da qualidade de vida das pessoas.

José Filho evidenciou que “nosso potencial turístico tem sido alvo de muitas observações, inclusive com um olhar diferenciado do SEBRAE/TO que está empenhado em nos auxiliar a voltar ao Mapa do Turismo Brasileiro e com isso, após as ações para esse retorno, teremos, como poder público mais oportunidade de investirmos em Turismo.”

“O Prefeito Djalma Júnior sensível à necessidade de fortalecer o setor tem dado autonomia para o Secretário de Cultura e Turismo do Município Brenyo Parreira, juntamente com o Diretor de Turismo Thyago Freitas para que sejam empreendidas as medidas necessárias para que Wanderlândia volte ao Mapa do Turismo, já que estamos inseridos na região do Vale dos Grandes Rios.” Disse o vereador, reconhecendo o trabalho realizado pelos servidores da Secretaria de Cultura, Turismo e Cultura.  

O vereador falou sobre a importância do planejamento na área turística lembrando a luta dos empreendedores, da Prefeitura Municipal e dos agentes de desenvolvimento “os membros do Conselho de Turismo estão empenhados em fazer com que os avanços adquiridos pelos ganhos da área sejam para todos. Os esclarecimentos do Secretário Estadual de Cultura e Turismo do Tocantins foram valiosos para nossa comunidade e para os gestores locais que agora sabem como agir para garantir esse importante certificado para captação de recursos a serem aplicados na área.”

“As leis de incentivo cultural Adir Blanc e Paulo Gustavo são importantes para o desenvolvimento local, especialmente para os fazedores de cultura, que aproveitam esse recurso para aprimorar a arte e fortalecer as produções culturais. Após os esclarecimentos do secretário temos renovada as esperanças de vermos nossos artistas serem contemplados com esses incentivos.” Destacou o parlamentar, pontuando a importância de conhecer os passos que regem a legislação do turismo e da cultura para que o município possa acessar esses benefícios para os artistas.

O vereador falou ainda sobre a atuação do Executivo para fortalecer as práticas que possibilitem as ações voltadas para o setor do turismo, arte e cultura em Wanderlândia.

“O nosso prefeito Djalma Júnior tem se dedicado à promover as melhorias no setor, sempre tem cobrado os resultados e buscado incentivar os artistas locais, nos eventos tradicionais da cidade e no dia a dia.” Finalizou o parlamentar.

Mapa do Turismo Brasileiro

O Mapa do Turismo Brasileiro é um instrumento no âmbito do Programa de Regionalização do Turismo que define a área – recorte territorial – a ser trabalhada prioritariamente pelo Ministério do Turismo no âmbito do desenvolvimento das políticas públicas. Além disso, os municípios são categorizados no intuito de identificar o desempenho da economia do setor nos municípios a partir de cinco variáveis cruzadas em uma análise de cluster. Elas deram origem a cinco categorias (A,B,C,D e E) diretamente relacionadas à economia do turismo: a) Quantidade de Estabelecimentos de Hospedagem fonte: Relação Anual de Informações Sociais –RAIS 2017; b) Quantidade de Empregos em Estabelecimentos de Hospedagem – fonte: Relação Anual de Informações Sociais –RAIS 2017; c) Quantidade Estimada de Visitantes Domésticos – fonte: Estudo de Demanda Doméstica 2012 – MTur/FIPE; d) Quantidade Estimada de Visitantes Internacionais – fonte: Estudo de Demanda Internacional 2017 – MTur/FIPE; e) Arrecadação de Impostos Federais a partir dos Meios de Hospedagem – fonte: Secretaria de Receita Federal 2017 – Ministério da Economia. Essas informações estão disponíveis no sitio eletrônico (www.mapa.turismo.gov.br).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *