Homem conhecido pelo apelido de ‘Galo Cego’ era procurado por pelo menos 20 homicídios
Policiais civis do Rio de Janeiro prenderam, na manhã desta terça-feira (10), uma das principais lideranças do Comando Vermelho com atuação no Tocantins. A captura ocorreu na comunidade do Vidigal, na Zona Sul do Rio, durante operação conjunta da Subsecretaria de Inteligência da Polícia Civil do Rio de Janeiro e da Coordenadoria de Recursos Especiais, em apoio à Polícia Civil do Tocantins.
O preso foi identificado como José Mateus Silveira Carneiro, conhecido como “Galo Cego”, apontado pelas investigações como o segundo na hierarquia da facção criminosa no Tocantins. A ação teve o apoio da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), da Polícia Civil do RJ. Além da prisão dele, a operação também cumpriu cinco mandados de prisão em Palmas.
‘Galo Cego’ é considerado uma das principais lideranças criminosas do Tocantins e foi diretamente responsável por pelo menos 20 homicídios. Ele era o último dos procurados ainda foragido dentro do contexto da onda de violência de 2023. Ele também é considerado suspeito em outros casos ainda em apuração.
O homem detido está no sistema prisional do Rio de Janeiro, aguardando determinações judiciais. A Polícia Civil do Tocantins informa que irá detalhar a investigação que levou a captura de ‘Galo Cego’ em coletiva de imprensa que ainda será convocada.



