Integrantes do programa Jovem Trabalhador recepcionam primeira-dama do Tocantins no Jalapão

A recepção da primeira-dama do Tocantins, Karynne Sotero, nos municípios de São Félix e Mateiros, na região do Jalapão, nesta sexta-feira, 16, foi marcada por carinho, emoção e protagonismo juvenil. Um grupo de 17 jovens, integrantes do Programa Jovem Trabalhador, participou ativamente da acolhida, reforçando o vínculo de respeito e cuidado construído ao longo das ações do Governo do Estado voltadas à juventude.

Durante o encontro, como madrinha do projeto, a primeira-dama demonstrou, mais uma vez, o cuidado especial que tem pelos jovens e pelo programa, destacando a importância de iniciativas que promovem oportunidades, aprendizado e dignidade para quem está iniciando a vida profissional. Karynne Sotero conversou com os adolescentes, ouviu relatos e reforçou o compromisso de seguir fortalecendo políticas públicas que transformam realidades.

Para os jovens, o momento foi de expectativa e realização. A jovem trabalhadora Gleicy Hellen destacou a importância do contato direto com a primeira-dama e o impacto do programa no cotidiano. “A gente cria uma expectativa muito grande de conhecer a primeira-dama de perto. O Jovem Trabalhador mudou muita coisa na minha vida, me ajudou a ter mais responsabilidade e acreditar que posso ter um futuro melhor”, afirmou a jovem beneficiada.

Entre os participantes, duas jovens gestantes também viveram um momento especial ao receber das mãos da primeira-dama um kit maternidade, gesto que simbolizou atenção às diferentes realidades vividas pelos jovens atendidos pelo programa. A entrega emocionou os presentes e reforçou o olhar humano que marca a atuação Karynne Sotero.

“Cada jovem tem uma história, um desafio e um sonho. Poder estar perto deles, ouvir suas vivências e oferecer apoio, como no caso da jovem que está se tornando mãe, é reafirmar que nossas ações precisam alcançar as pessoas onde elas estão,” destacou Karynne Sotero.

De acordo com a interlocutora da Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração (Renapsi) em Mateiros, Dionísia Carvalho Siqueira, o programa gera impacto econômico positivo na região. Com o salário recebido, os jovens contribuem diretamente para a complementação da renda familiar, fortalecendo a economia local e promovendo mais autonomia e responsabilidade financeira desde cedo.

Sobre Programa Jovem Trabalhador

O Programa Jovem Trabalhador foi retomado este mês pelo Governo do Estado, após o anúncio da sua descontinuidade pela gestão interina, em novembro do ano passado.

O programa se consolida como uma importante ferramenta de inclusão e formação, contribuindo para o desenvolvimento pessoal e profissional de jovens nos 139 municípios do Estado. Os participantes recebem remuneração mensal de R$ 761,55; além de 13º salário, férias, FGTS, seguro de vida, uniforme e crachá, garantindo direitos trabalhistas e mais segurança durante o período de atuação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *