Na Ilha do Bananal, primeira-dama Karynne Sotero fortalece combate ao feminicídio levando o projeto “Por todas as Marias”

O projeto Por todas as Marias, idealizado pela primeira-dama Karynne Sotero, com apoio do Governo do Estado, foi levado à Aldeia Txuiri, na Ilha do Bananal, em Formoso do Araguaia, neste sábado, 10. A iniciativa integrou a Operação ÁGORA – Caravana da Paz e Proteção Social, ação da Polícia Militar do Tocantins (PMTO) realizada em parceria com outras instituições. O evento contou com a presença do cacique da aldeia, Cleyton Javaé, além de autoridades políticas municipais e policiais militares.

A ação levou orientações educativas voltadas à prevenção e ao enfrentamento da violência contra a mulher, reforçando a importância da informação, do respeito e da proteção ao público feminino, inclusive em territórios indígenas. O projeto atua por meio de iniciativas que buscam conscientizar e sensibilizar a sociedade sobre temas como a Lei Maria da Penha, os tipos de violência e as redes de apoio às vítimas.

“Ficamos gratos com a presença do projeto Por todas as Marias e apoio irrestrito da primeira-dama Karynne Sotero que se preocupa muito com a pauta da violência contra a mulher. O projeto atua em conjunto com a Equipe da Patrulha Maria da Penha e hoje realizamos ações de conscientização com palestras sobre a temática.
É importante ter essa conversa com mulheres e homens indígenas, no intuito de reduzirmos os indicadores desse tipo de crime em nosso Estado”, afirmou o comandante-geral da Polícia Militar do Tocantins, coronel Márcio Antônio Barbosa de Mendonça.

O cacique Cleyton Javaé destacou a importância de trabalhar o enfrentamento à violência contra a mulher dentro das comunidades indígenas, ressaltando que esse tipo de situação ocorre em todos os lugares e que ações como essa contribuem trazer esclarecimentos sobre o assunto. Ele ainda elogiou a sensibilidade da primeira-dama Karynne Sotero e a atuação do projeto Por Todas as Marias. “A primeira-dama está de parabéns pela sensibilidade de olhar para uma situação que muitas mulheres vivem”, afirmou.

A indígena Txukodesse Javaé foi uma das participantes da palestra e acompanhou a atividade de conscientização promovida na aldeia. Ela avaliou positivamente a iniciativa. “Eu gostei da palestra, foi importante para saber mais sobre o assunto e como buscar ajuda”, destacou.

A primeira-dama ressaltou que a presença do projeto Por Todas as Marias na Aldeia Txuiri reafirma o compromisso do governador Wanderlei Barbosa com a ampliação do acesso a informação, o fortalecimento da rede de proteção e o respeito às especificidades culturais dos povos tradicionais. “Levar acolhimento e diálogo a esses territórios é uma forma de dizer que nenhuma mulher está sozinha. O Por Todas as Marias nasce do cuidado e da responsabilidade de proteger e orientar as mulheres em todos os lugares do nosso Estado”, enfatizou.

Assessora de Imprensa
Mariele França
WhatsApp (63) 99263-9889

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *