Com 43 agentes públicos exonerados, o governador anuncia novas nomeações e designações interinas, refletindo uma significativa reestruturação na gestão pública do Estado.
No dia 6 de dezembro, o Diário Oficial do Estado do Tocantins publicou uma edição extra que traz uma reestruturação administrativa na gestão pública estadual. O ato, assinado pelo Governador e pelo Secretário-Chefe da Casa Civil, resultou na exoneração de 43 agentes públicos de seus cargos, abrangendo diversas secretarias e agências do governo.
A decisão do governador Wanderlei Barbosa exonerou os ocupantes de cargos relevantes na gestão interina de Laurez Moreira e destacou a nomeação de novos gestores em posições-chave da administração estadual. Entre os exonerados estão Secretários de Estado de áreas como Segurança Pública, Educação, Saúde, Meio Ambiente e Fazenda, além de Chefes de Gabinete e Comandantes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.
O Ato nº 3.147, que formaliza as exonerações, destaca a saída de figuras importantes da administração pública, incluindo:
- Abizair Antônio Paniago – Secretário de Estado da Segurança Pública
- Ana Carina Mendes Souto – Secretária de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social
- Cláudio Thomaz Coelho de Souza – Comandante-Geral da Polícia Militar
- Divaldo José da Costa Rezende – Secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos
- Nivair Vieira Borges – Procurador-Geral do Estado
- Rosilene Fortunato de Souza – Secretária Particular do Governador
Após as exonerações, o governo procedeu com uma série de nomeações, conforme os Atos nº 3.148 a 3.164. Os novos nomes incluem:
- Deocleciano Gomes Filho – Secretário-Chefe da Casa Civil
- Bruno Sousa Azevedo – Secretário de Estado da Segurança Pública
- Donizeth Aparecido Silva – Secretário de Estado da Fazenda
- Márcio Anderson Raimundo da Rocha – Secretário de Estado da Comunicação
- Fábio Pereira Vaz – Secretário de Estado da Educação
- Marcello de Lima Lelis – Secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos
Além das novas nomeações, os Atos nº 3.165 a 3.171 designaram interinamente alguns dos novos secretários para acumularem funções em outras áreas. Por exemplo, Bruno Sousa Azevedo responderá interinamente pela Secretaria da Cidadania e Justiça, enquanto Katiuscy Alves Barbosa Chaves assumirá interinamente a Secretaria Executiva da Governadoria.
Com as nomeações retoma-se a continuidade das operações governamentais e a implementação de políticas públicas que já vinham sendo realizadas nas diferentes áreas de atuação do governo.



