Evento na Escola Municipal Olavo Bilac reúne comunidade em prol da literatura e inclusão social
A Escola Municipal Olavo Bilac, em Araguaína (TO), em uma noite memorável no dia 19 de setembro, sediou o lançamento do livro “Olha Aquele Menino, Mamãe!”, do escritor e professor Francisco Neto Pereira Pinto. O evento reuniu pais, alunos, servidores, agentes culturais e autoridades acadêmicas, em um encontro marcado por emoção, reflexão e valorização da literatura como ferramenta de transformação social.
Entre os presentes, destacaram-se figuras importantes da educação e cultura local, como Maria Veronilde dos Santos, Superintendente Educacional; Elda Hipólito Simiema Gouvea, Gerente de Ensino Fundamental; Geolange Carvalho Ferreira, Diretora da Escola; Maria Raimunda Rodrigues Soares Barros, Supervisora/Orientadora Educacional; e o Professor Doutor Nataniel da Vera-Cruz Gonçalves Araújo, Vice-Reitor da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT).
Sobre o autor e a obra
Francisco Neto Pereira Pinto é professor dos cursos de Medicina e Direito do Centro Universitário Unitpac e docente do Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura (Mestrado e Doutorado) da UFNT. Além disso, é membro da Academia de Letras de Araguaína – Acalanto.
Em “Olha Aquele Menino, Mamãe!”, o autor apresenta a história de Téo, um menino de quatro anos que, durante um passeio com a mãe, se depara com uma família pedindo ajuda no semáforo. A cena, comum nas cidades brasileiras, é o ponto de partida para reflexões sobre pobreza, imigração e a proteção dos povos indígenas. Com ilustrações de Fabiana Correa e linguagem acessível, o livro convida crianças de 4 a 8 anos — e os adultos que as acompanham — a exercitarem a empatia e a solidariedade, mostrando que mesmo os pequenos podem compreender e transformar o mundo à sua volta.
“Nem todas as crianças enfloram neste mundo
Mundo, mundo,
com seus mundos
E se, assim de repente,
A terra se tornasse o lar de todo mundo?”
(“Olha Aquele Menino, Mamãe!”, p. 18)
Repercussão nacional
A obra já foi destaque em diversos veículos de comunicação de abrangência nacional e regional, como Terra, a segunda homepage mais acessada do Brasil; Bons Fluidos, site de saúde e bem-estar do Grupo Perfil (CARAS, Rolling Stone); Folha de Pernambuco, um dos principais jornais do estado; Aventuras na História, maior site de História e Cultura do país; Diário do Pará, jornal de referência na região Norte; Imirante, maior portal de notícias do Maranhão; e o Jornal do Senado, veículo oficial do Senado Federal, alcançando 16 capitais.
Ademais, a obra foi mencionada em jornais impressos tradicionais, como Guaíra, que possui mais de 90 anos de circulação no nordeste paulista, e O Hoje, um dos principais jornais impressos de Goiás.
O lançamento de “Olha Aquele Menino, Mamãe!” representa um marco na produção literária local e reforça o papel da educação pública e da cultura na formação de cidadãos mais conscientes e solidários. A obra, que nasce em Araguaína, já ecoa pelo Brasil e deseja-se que chegue aos lares e às escolas – às mãos daqueles a quem especialmente a obra é dirigida, as crianças e seus cuidadores.