Evento reuniu palestras sobre história, memória e identidade na literatura e inclusão da pessoa com deficiência, além de apresentações estudantis
A Escola Estadual Girassol de Tempo Integral Deputado Federal José Alves de Assis promoveu neste sábado, 20, uma ação escolar em comemoração ao Dia D da Leitura. A programação integrou temas do setembro amarelo — valorização da vida e prevenção ao suicídio — e do setembro verde — a luta pela inclusão da pessoa com deficiência.
O escritor e jornalista Luís Poeta, membro da Academia de Letras de Araguaína, proferiu palestra sobre História, Memória e Identidade na literatura, traçando um panorama de autores locais. Destacou a poesia de Edson Gallo, Jauro Studart e Alexandre Brito, além de ressaltar a letra do Hino de Araguaína, composta por Raimundo Magalhães.
Setembro Verde

A professora Rozana Cristina Arantes abordou o Setembro Verde e a necessidade de inclusão e acessibilidade para pessoas com deficiência, enfatizando direitos e ações que visam eliminar preconceitos. Foi lembrada a data nacional da luta da pessoa com deficiência, celebrada em 21 de setembro e instituída para conscientizar sobre meios de inclusão social.
Ativistas se mobilizam para conscientizar sobre os direitos e a importância da inclusão das pessoas com deficiência em todas as esferas da sociedade, buscando garantir acessibilidade e eliminar preconceitos.
Ações escolares

Complementando as palestras, os alunos apresentaram trabalhos variados, incluindo danças, mostra de curtas, exposições de curiosidades e atividades relacionadas a desafios da física nuclear, compondo uma programação educativa e cultural para a comunidade escolar.


