Evento reúne dirigentes de todo o país e promove debates estratégicos sobre o futuro das forças policiais brasileiras
Nesta semana, de 1º a 3 de julho, o Comandante-Geral da Polícia Militar do Tocantins (PMTO), coronel Márcio Antônio Barbosa de Mendonça, participa, em Brasília-DF, da I Conferência de Segurança Pública – iLab Segurança 2025. O evento, que ocorre paralelamente à Reunião Extraordinária do Conselho Nacional de Comandantes-Gerais das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares (CNCG), promove uma intensa agenda de debates e apresentações voltadas ao fortalecimento da segurança pública no Brasil.
A Conferência iLab Segurança 2025 reúne representantes das forças de segurança dos 26 estados e do Distrito Federal, além de especialistas, membros do Poder Judiciário, empresas do setor, gestores públicos e pesquisadores. Com foco na integração, inovação e valorização dos profissionais da segurança, o evento tem como pilares a cooperação federativa, a construção de soluções sustentáveis e a troca de experiências entre as instituições.
Durante a programação, temas estratégicos como a Lei Orgânica Nacional das Polícias Militares e dos Corpos de Bombeiros Militares (Lei nº 14.751/2023), o Sistema Único de Segurança Pública (SUSP), o Fundo Nacional de Segurança Pública, a atuação das Guardas Municipais, inteligência processual, policiamento científico, tecnologias aplicadas e o enfrentamento ao crime organizado foram discutidos em plenárias técnicas e painéis especializados.
Representando o Tocantins e integrando o colegiado nacional de comandantes, o coronel Márcio Barbosa reafirma o papel da Polícia Militar tocantinense nas grandes pautas que envolvem o futuro da segurança pública brasileira. “A participação da PMTO neste evento é estratégica. É aqui que se constrói, de forma integrada, o alinhamento entre os Estados, se avaliam os avanços normativos e operacionais e se projetam os próximos passos das nossas instituições. Seguimos comprometidos com uma segurança pública cada vez mais eficiente, humana e conectada à sociedade”, destacou o Comandante-Geral.
A programação do CNCG, que ocorre no mesmo período da conferência, contempla ainda discussões internas do colegiado, apresentação de experiências exitosas de outras polícias militares, entrega de medalhas institucionais e visitas técnicas. Entre os temas debatidos estão a regulamentação do CNCG, modelos de polícia temporária, reconhecimento facial, integração tecnológica e os desafios enfrentados pelas corporações no atual cenário nacional.