Hospital Regional de Augustinópolis realiza mutirão de cirurgias eletivas urológicas

No total, 18 pessoas foram beneficiadas com os procedimentos realizados no final de semana

Dentro das ações estratégicas do Governo do Tocantins, para reduzir o tempo de espera dos pacientes, por cirurgias eletivas, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) realizou no Hospital Regional de Augustinópolis (HRAUG), nos dias 22 e 23 de março, um mutirão na especialidade de urologia. Foram beneficiados 18 usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), com procedimentos de ureterorrenolitotripsia rígida a laser, ureterorrenolitotripsia flexível a laser, nefrotripsia percutânea, pielolitotomia videolaparoscópica, procedimentos uretero flexíveis e ressecção endoscópica de próstata.

“Eu quero agradecer o hospital regional de Augustinópolis por promover essa cirurgia de remoção de cálculo renal. Ano passado fui para a emergência e coloquei o meu nome na fila de cirurgias e hoje pude já fazer. Eu achei que iria precisar fazer duas cirurgias porque tinha três pedras. Mas o hospital proporcionou uma cirurgia que proporciona a retirada de pedras, cálculos renais maiores, então puderam tirar todas no mesmo procedimento. Então eu quero agradecer o hospital, aos médicos especialistas por isso, estou muito feliz porque deu tudo certo”, afirmou a paciente do HRAUG, Alana Géssica Xavier.

A diretora-geral, Vilma Jovino, afirmou que, “estamos realizando mensalmente cirurgias eletivas tão aguardadas por nossos pacientes, que não apenas aliviam a dor, como também melhoram a qualidade de vida deles. Neste mutirão em especial estão sendo realizadas mais de 15 cirurgias urológicas, entre elas a de nefrolitotomia percutânea. Graças aos investimentos do Governo do Tocantins através da SES-TO, em equipamentos de alta qualidade, está sendo possível realizar esses procedimentos no nosso hospital. Isso representa um avanço significativo na saúde pública da nossa comunidade”.

O médico do HRAUG, José de Ribamar, relatou que, “durante o final de semana inteiro realizamos no total, 18 cirurgias urológicas minimamente invasivas com atenção para litíase renal, que foram a ureterorrenolitotripsia rígida a laser, ureterorrenolitotripsia flexível a laser, nefrotripsia percutânea e pielolitotomia videolaparoscópica, esses dois últimos foram realizados pela primeira vez aqui na nossa unidade de saúde e foi um sucesso”.

Dados

De outubro de 2021 a 23 de março de 2025, o Governo do Tocantins já retirou 50.625 pessoas da fila de espera da Central Estadual de Regulação. Só este ano, foram 3.015 cirurgias em todo o Estado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *