Dr. Kasarin destacou que repudia interpretações de suas palavras e reafirma compromisso com a dignidade das mulheres e a harmonia entre os poderes.
Em uma nota de esclarecimento divulgada no dia 14 de fevereiro de 2025, o Prefeito Municipal de Colinas do Tocantins, Josemar Carlos Casarin, (Dr. Kasarin) abordou as controvérsias geradas por um discurso proferido na Câmara de Vereadores, onde um trecho específico foi interpretado como opressivo e intimidatório. Kasarin iniciou sua declaração repudiando qualquer forma de violência contra as mulheres, ressaltando que sua trajetória pessoal e profissional demonstra seu respeito e compromisso com a dignidade feminina.
O prefeito destacou a reabertura da maternidade como uma das prioridades de sua gestão, enfatizando a importância de proporcionar melhores condições às mães da cidade. Ele também mencionou a significativa presença de mulheres em cargos de destaque tanto na administração municipal quanto na Câmara de Vereadores, reforçando a relevância da representação feminina na política local.
Kasarin argumentou que as narrativas negativas que surgiram em decorrência de seu discurso buscam criar um clima de animosidade entre os poderes Executivo e Legislativo, desviando a atenção do foco principal de sua fala: os constantes desrespeitos, extorsões e ameaças enfrentados por prefeitos honestos em todo o país. O prefeito defendeu que sua colocação foi tirada de contexto e que, em um ambiente de debate político acalorado, expressões enfáticas devem ser entendidas como demonstrações de intensidade e não como ameaças.
Reiterando seu respeito pela autonomia do Legislativo Municipal, Kasarin negou qualquer intenção de intimidar ou coagir os representantes da Câmara. Ele também criticou aqueles que, segundo ele, tentam se aproveitar da situação para obter destaque político e midiático, distorcendo suas palavras para fins próprios.
Ao final de sua nota, o prefeito reafirmou seu compromisso com a harmonia entre os poderes, o respeito mútuo e o progresso de Colinas do Tocantins, buscando assim restaurar um clima de colaboração e entendimento na política local. A nota de esclarecimento serve como um apelo à unidade e à compreensão entre as diferentes esferas do governo, em um momento em que a política frequentemente se torna um campo de disputas e mal-entendidos.
Confira a Nota na íntegra
NOTA DE ESCLARECIMENTO
Sobre meu discurso na sessão da Câmara de Vereadores, tenho a dizer, primeiramente, que repudio veementemente toda e qualquer forma de violência contra as mulheres. Minha história e personalidade são prova de que o trecho isolado do meu discurso não passa de uma força de expressão que jamais teve propósito intimidatório.
O cuidado com as mulheres trouxe como prioridade inicial da gestão a reabertura da maternidade, justamente para dar maior dignidade às mães de nossa cidade. Muitos cargos de destaque são ocupados atualmente por valorosas mulheres, não sendo diferente a relevância das mulheres na representação do povo na Câmara Municipal.
As narrativas criadas em razão de um trecho do discurso buscam trazer mais animosidade entre os poderes, fugindo do foco principal de minha fala: os constantes desrespeitos, extorsões e ameaças que sofre um prefeito honesto neste país. No episódio recentemente divulgado, tentam atribuir minha colocação como opressiva, retirando-a do contexto original. Em um ambiente de debate político acalorado, é natural que ocorram manifestações enfáticas, que não devem ser vistas como ameaças, mas sim como expressões de intensidade no discurso.
Jamais tive a intenção de intimidar ou coagir qualquer representante do Legislativo Municipal, respeitando a autonomia funcional de todos, indistintamente. Repudio, ainda, as atitudes daqueles que tentam ganhar destaque político e midiático distorcendo minhas palavras.
Reforço meu compromisso com a harmonia entre os poderes, o respeito mútuo e o avanço de Colinas do Tocantins.
Colinas do Tocantins – TO, aos 14 de fevereiro de 2025.
Josemar Carlos Casarin
Prefeito Municipal de Colinas do Tocantins