Em Nota o Partido dos Trabalhadores se solidariza com familiares e a comunidade local e comenta sobre a execução do líder rural choca nova Olinda, no Tocantins
Nesta terca-feira, terça-feira 04 de junho, o Núcleo Agrário da Bancada do PT na Câmara dos Deputados denunciou a execução do líder rural Cícero Rodrigues de Lima. O crime chocou a cidade de Nova Olinda, no norte de Tocantins.
Cícero, uma figura de destaque na região, era presidente da Associação dos Pequenos Produtores Rurais do Assentamento Remansão, ex-agente de Saúde e uma liderança do Partido dos Trabalhadores no município. Ele era amplamente conhecido e respeitado, principalmente entre os assentados e pequenos produtores rurais da região.
O líder rural foi brutalmente assassinado com cinco tiros enquanto trafegava pela estrada do assentamento. Aos 57 anos, ele deixa esposa e filhos desolados. O crime causou grande comoção na cidade de Nova Olinda.
A Polícia Militar e a perícia estiveram no local do crime. A Polícia Civil já iniciou as investigações para esclarecer as circunstâncias e a motivação do assassinato.
O Núcleo Agrário, coordenado pelo Deputado Federal João Daniel (PT/SE), encaminhou ofícios ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, ao Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania e à Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial, além de autoridades estaduais, solicitando apoio no acompanhamento da apuração desse crime.
A Bancada do PT na Câmara dos Deputados expressou seu veemente repúdio pelo crime e manifestou solidariedade aos familiares, amigos e à comunidade local. O grupo reconheceu a contribuição solidária de Cícero e afirmou que sua luta permanece viva em cada um de seus membros.
Confira a nota na íntegra
NOTA DE DENÚNCIA E SOLIDARIEDADE
Companheiro Cícero Rodrigues de Lima
Nós que fazemos o Núcleo Agrário da Bancada do PT na Câmara dos Deputados, denunciamos a execução do companheiro *Cícero Rodrigues de Lima*, na segunda-feira, 03 de junho corrente. Uma notícia trágica que abalou a cidade de Nova Olinda, no Norte de Tocantins.
Cícero era um companheiro de luta, presidente da Associação dos Pequenos Produtores Rurais do Assentamento Remansão, foi Agente de Saúde e era uma liderança do Partido dos Trabalhadores do Município, com grande popularidade na região, principalmente entre os assentados e pequenos produtores rurais do município.
Um crime bárbaro que abalou a cidade de Nova Olinda, pois Cícero foi brutalmente assassinado com 5 tiros, enquanto trafegava pela estrada do assentamento, aos 57 anos deixando esposa e filhos desesperados.
A Polícia Militar foi acionada e a perícia esteve no local do crime. A Polícia Civil já iniciou as investigações para esclarecer as circunstâncias e a motivação do assassinato.
O Núcleo encaminhou ofícios para o Ministério da Justiça e Segurança Pública, para o Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania e para a Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial, além das autoridades estaduais, solicitando apoio no acompanhamento da apuração desse crime.
Deixamos o veemente repúdio por tal ocorrência e manifestamos nossa solidariedade aos familiares, aos companheiros e companheiras, com nosso reconhecimento ao trabalho solidário do companheiro e a certeza de que sua luta continua em cada um e cada uma de nós!
João Daniel
Deputado Federal – PT/SE
Coordenador do Núcleo Agrário da Bancada do PT na Câmara