Obra discute as disputas políticas na época da independência do Brasil, com foco nas elites dirigentes goianas.
Em um concorrido evento na Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), na noite desta terça-feira, 07, a escritora e professora universitária Martha Vieira lançou mais um livro “A Cobiça do Poder”. O lançamento contou com a presença de várias autoridades, entre elas, o Secretário de Esporte e Cultura de Araguaína, Edson Gallo, e membros da ACALANTO – Academia de Letras de Araguaína, além de professores, pesquisadores, alunos e amantes da história e literatura de Araguaína.
A obra aborda as intensas disputas políticas envolvendo as elites dirigentes goianas, da Comarca do Sul e do Norte, durante a independência do Brasil. De acordo com a obra as contendas tiveram início após as Cortes de Lisboa autorizarem a instalação dos governos provisórios, permitindo a ascensão ao poder provincial de facções locais insatisfeitas com a gestão do capitão-general Manuel Inácio de Sampaio.
O livro “A Cobiça do Poder” surge com a proposta de lançar luz sobre as narrativas que cercam a história de Goiás e a formação territorial do Estado do Tocantins, oficialmente emancipado em outubro de 1988. Ao explorar as disputas políticas e movimentos separatistas que marcaram este período, o livro visa proporcionar uma compreensão mais profunda e abrangente dos eventos que moldaram a identidade e a trajetória destes estados, oferecendo assim um valioso recurso para estudantes, pesquisadores e todos aqueles interessados na rica trama histórica da região.
A memória histórica que circula sobre o atual estado do Tocantins baseia-se nesses fatos, conforme a escritora descreve em sua obra.

Sobre a autora
Martha Victor Vieira é historiadora e professora de história da UFNT. Membro da Academia de Letras de Araguaína (ACALANTO), ela ocupa a cadeira nº 24, cujo patrono é Clarice Lispector. “A Cobiça do Poder” é resultado de anos de pesquisa no curso de história da UFNT.