A primeira-dama do Tocantins, Karynne Sotero, participou, ao lado do governador Wanderlei Barbosa, da cerimônia de abertura da partida final da Copa do Craque 2026, realizada neste domingo, 01, no município de Gurupi. O evento reuniu autoridades políticas, atletas e moradores, consolidando-se como um importante momento de integração entre esporte e comunidade.
Durante a programação esportiva, a primeira-dama levou ao público ações preventivas de enfrentamento à violência contra a mulher por meio do projeto Por Todas as Marias, em parceria com a Secretaria Municipal da Mulher e Cidadania.
As equipes envolvidas realizaram a distribuição de panfletos informativos, com conteúdos voltados à prevenção, canais de denúncia e a importância do acolhimento às mulheres em situação de violência.
Gurupi já recebeu o projeto Por Todas as Marias em outras oportunidades, com ações de orientação, palestras e atendimentos diretos às mulheres, fortalecendo a rede de proteção no município. Em todo o Tocantins, o projeto já soma mais de 8 mil atendimentos e orientações, levando informação e amparo a quem mais precisa.
A secretária municipal da Mulher e Cidadania, Cristina Donato Leandro, agradeceu o apoio da primeira-dama Karynne Sotero, por meio do projeto Por Todas as Marias e destacou a importância da união entre os poderes estaduais e municipais no enfrentamento da violência contra a mulher. “Estamos aqui para reforçar a mensagem de que a vida da mulher importa e que ela tem o direito de encerrar um relacionamento e seguir em segurança, sem medo”, acrescentou.
As ações do projeto Por Todas as Marias durante a final da Copa do Craque reforçam que a conscientização pode estar em todos os lugares, inclusive nos momentos de lazer e esporte. A iniciativa contribui para o fortalecimento de uma cultura de paz e para a conscientização coletiva sobre o enfrentamento à violência contra a mulher.



