Marcus Marcelo parabeniza ação do governador em tentar anular o aumento na conta de água

O Tocantinense já paga uma das contas mais caras de água da região norte”, afirmou o parlamentar.

Em suas redes sociais, o deputado estadual Marcus Marcelo reconheceu, nesta quarta-feira, 7, a atuação do governador Wanderlei Barbosa ao determinar a análise imediata para viabilizar o cancelamento do aumento de 9,37% na tarifa de água e esgoto, cobrada pela empresa BRK Ambiental no Tocantins.

O reajuste incide sobre os serviços de água e esgoto em 46 municípios atendidos pela concessionária. O parlamentar se manifestou por meio de um vídeo, no qual destacou a importância da medida para proteger o orçamento das famílias tocantinenses.

“Quero parabenizar o governador e toda a sua equipe de trabalho pela sensibilidade de compreender que o Tocantinense já paga uma das contas mais caras de água da região norte. Posicionamento fundamental para que a gente possa, de fato, barrar esse aumento abusivo”, afirmou o deputado.

Segundo o governador Wanderlei Barbosa, o reajuste foi autorizado pela gestão interina durante seu afastamento, em novembro de 2025, conforme a Resolução nº 13/2025. Desde agosto do ano passado, Marcus Marcelo vinha pedindo informações à ATR sobre o estudo para verificação do cálculo da tarifa.

Uma luta antiga
Desde 2023, Marcus Marcelo atua em defesa da revisão das tarifas cobradas pela BRK Ambiental, por meio da apresentação de uma série de requerimentos com o objetivo de ampliar a transparência e garantir justiça nos processos de regulação tarifária no Estado. Em novembro daquele ano, o deputado foi autor do requerimento que resultou na realização de uma audiência pública na Assembleia Legislativa.

O debate discutiu a política tarifária adotada pela concessionária e foi considerado um passo importante para conter novos reajustes. “Essa é uma luta que eu travo há anos, de 2023 para cá, com a sensibilidade do governo, não tivemos mais aumento, inclusive, no ano de 2024, após nossa audiência, o governador Wanderlei foi à justiça e conseguiu barrar o aumento da BRK”, reforçou o parlamentar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *