Na semana passada, os EUA já haviam reduzido as tarifas de importação de cerca de 200 produtos alimentícios
O presidente dos EUA, Donald Trump, assinou ordem executiva nesta quinta-feira (20) que determina a redução das tarifas de 40% impostas sobre a importação de determinados produtos agrícolas brasileiros. A medida cita que o vigor estaria valendo desde a última quinta-feira (13).
Veja abaixo a lista dos principais produtos que fazem parte da lista:
Café;
Carne bovina;
Açaí;
Frutas;
Coco;
Nozes;
Chá;
Vegetais;
Petróleo;
Carvão;
Cacau.
Na semana passada, os EUA já haviam reduzido as tarifas de importação de cerca de 200 produtos alimentícios. A taxa dos itens brasileiros havia caído de 50% para 40%. Agora, com essa nova medida, produtos como café e carne ficam com suas alíquotas de sobretaxa zeradas.
Outro dos principais afetados, o setor de carne também celebrou. Em nota enviada à imprensa, a Abiec (Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes) diz que decisão “reforça a estabilidade do comércio internacional e mantém condições equilibradas para todos os países envolvidos, inclusive para a carne bovina brasileira”.
O governo brasileiro também comemorou a medida. O secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Luis Rua, afirmou que a decisão é excelente para o Brasil, que é um importante provedor de alguns produtos agropecuários, e agora passa novamente a ter acesso competitivo ao relevante mercado dos EUA.
“Decisão muito importante para cadeias produtivas como café, carne bovina, frutas, água de coco, algumas madeiras, castanhas”, disse Rua.
Já o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, afirmou à CNN Brasil que relação Brasil-EUA não podia se resumir a “fofocas e intrigas” e atribuiu o desfecho ao diálogo direto entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e Donald Trump.
(Com informações da CNN Brasil)



