Conexão entre Tocantins e Pará agora conta com travessia de 1,7 quilômetro sobre o Rio Araguaia
Na manhã desta terça-feira (18), entrou em operação uma importante conexão entre Tocantins e Pará, na Região Norte do país. Inaugurada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, pelo ministro dos Transportes, Renan Filho, e por demais autoridades locais, a ponte sobre o Rio Araguaia — que liga Xambioá (TO) a São Geraldo do Araguaia (PA), na BR-153/TO/PA — é considerada um marco para a integração entre os dois estados. “O estado brasileiro está garantindo o direito do povo de ir e vir e que possa atravessar a pé, de carro, de caminhão ou como quiser”, disse Lula durante a cerimônia de inauguração, no Tocantins.
Prioridade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), as obras da ponte e dos acessos receberam um investimento total do Governo Federal de R$ 250 milhões. A nova travessia – considerada fundamental para a logística da Região Norte e para a integração com o restante do país – sobre o Rio Araguaia tem 1,7 quilômetro de extensão e uma plataforma de 16,2 metros de largura, incluindo pistas e acostamentos. Foram executados também os acessos à ponte, totalizando 800 metros, sendo 480 metros do lado tocantinense e 320 metros do lado paraense.
Para que o empreendimento, contemplado no Novo PAC, se tornasse uma realidade, o Governo Federal precisou contratar, em 2023, os projetos e as obras de construção dos acessos, permitindo que a ponte, já concluída, pudesse entrar em operação. Com a contratação dessa etapa, foi possível que o DNIT realizasse a desapropriação das áreas necessárias para a implementação dos acessos.
Durante cerimônia de inauguração da Ponte de Xambioá, no Tocantins, o ministro dos Transportes, Renan Filho, destacou o empenho das equipes da autarquia para concluir e entregar a obra considerada de extrema relevância para a população. “Essa obra festejada hoje é um sonho de 40 anos. É com o coração cheio de orgulho, representando o DNIT e os trabalhadores da obra… nós concluímos essa ponte pra ligar o Norte do Brasil e garantir um novo acesso à rota de produção da região.”
Economia e integração entre Tocantins e Pará
Atualmente, este trecho da BR-153 recebe, em média, 1,5 mil veículos por dia. Com o empreendimento, o DNIT otimiza o transporte de cargas e diminui o tempo de deslocamento entre os dois estados, contribuindo também para a integração multimodal com a ferrovia Norte – Sul e a hidrovia Tocantins – Araguaia.
A Ponte de Xambioá vai reduzir consideravelmente o traslado de um lado ao outro do Rio Araguaia. Por balsa somente a travessia do rio leva cerca de 30 minutos – sem considerar o tempo de espera e de embarque e desembarque. Agora, com a nova ponte, a travessia será de aproximadamente cinco minutos.
“Com certeza vai reduzir a viagem em mais de duas horas…Essa inauguração trará inúmeros benefícios para o transportador. Como por exemplo economia de tempo e de dinheiro”, comemorou o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte e Logística de Cargas do Estado do Tocantins (SINDICARGA-TO), Wirlane Rabelo Cunha.
O caminhoneiro Eurilan dos Santos Farias, morador de São Geraldo do Araguaia há 15 anos, concorda que o principal benefício da travessia é a redução no tempo de deslocamento do trecho por meio das balsas. “Sou caminhoneiro e transito aqui há mais de 20 anos. Sempre foi dispendioso o transporte de balsa…muito demorado. É um sonho realizado e por aqui estamos todos felizes com a inauguração. Estamos dando adeus às balsas rumo ao avanço… A ponte será de grande importância para o desenvolvimento de ambos os estados”, diz ele.
Muito aguardada pela população do Pará e do Tocantins, a nova ponte vai garantir também a conexão e integração entre os moradores de ambas as margens do rio. “A nova estrutura não apenas facilita a travessia entre os dois estados, mas também promove o desenvolvimento econômico e social, encurtando o tempo de deslocamento, melhorando o acesso a serviços essenciais e fortalecendo a integração entre as comunidades e impulsionando o comércio local”, observou o superintendente regional do DNIT no Tocantins, Luiz Antônio Garcia. “É um avanço significativo para o desenvolvimento dessa região produtiva. A obra vai permitir integração, escoamento da safra e desenvolvimento regional. É o DNIT trabalhando para a melhoria da infraestrutura de transportes nacional”, completou o diretor-Executivo do DNIT, Carlos Barros.
Já para o aposentado Elias Rodrigues dos Santos, residente da região há mais de 50 anos, o grande benefício da nova ponte é a facilidade de fazer a travessia, encurtando à distância entre as pessoas. “Agora, poderei passar por cima dela e visitar meus amigos que estão do outro lado. Estamos todos muito felizes por aqui”, enfatizou.



