Estudantes farão a prova da 2ª fase da Olimpíada de Matemática neste sábado, 25

No Tocantins, são 9.032 estudantes provenientes de 710 instituições que estão aptos para fazer a prova da Obmep e, destes, 6.836 alunos de 405 escolas são da rede estadual de ensino

Acontece neste sábado, dia 25, às 14h30, a prova da 2ª fase da 20ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). No Tocantins, estão aptos para fazer a prova 9.032 estudantes provenientes de 710 instituições de ensino e representantes dos 139 municípios tocantinenses. E da rede estadual de ensino, farão a prova 6.836 alunos, de 405 escolas.

No país, são mais de 900 mil estudantes que foram classificados para a 2ª fase da olimpíada. Os alunos podem consultar os locais de aplicação da prova no portal http://www.obmep.org.br/.

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação, realiza mobilizações nas escolas para incentivar os estudantes a aproveitarem a oportunidade de fazer a prova como processo de autoavaliação do conhecimento e como forma de ampliar oportunidades.

Recomendações

O professor Wiliam Carlos de Sousa Luz, coordenador regional da Obmep – TO02, região de Araguaína, orienta os estudantes para estarem atentos no dia da prova. “Recomendamos aos alunos que cheguem aos locais de prova com pelo menos uma hora de antecedência. É importante que os participantes leiam as instruções com atenção e preencham a ficha da prova com todos os dados solicitados”, esclareceu.

A prova da segunda fase consiste em seis questões discursivas, nas quais os estudantes devem apresentar os cálculos, bem como, o raciocínio lógico.

No dia da prova, os estudantes devem apresentar documento com identificação legível com foto e número de CPF. As pessoas que não têm o CPF poderão indicar o número do documento do responsável legal.

Medalhas

A lista com os nomes dos alunos premiados será divulgada no dia 22 de dezembro. Neste ano, a Comissão Organizadora distribuirá 500 medalhas de ouro para alunos de escolas públicas e 150 para discentes de instituições privadas; 1500 medalhas de prata para pessoas de escolas públicas e 450 para unidades de ensino privadas. Estão sendo destinadas 4500 medalhas de bronze para a rede pública e 1350 para a rede particular. Ainda serão distribuídos 45 mil certificados de menção honrosa para as escolas públicas e 6 mil para alunos de instituições privadas.

A Obmep é uma realização do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Experiência da Escola Alfredo Nasser

Na Escola Estadual Professor Alfredo Nasser, de Araguaína, a professora de Matemática, Lorena Silva Costa, explicou que lá, 37 estudantes estão aptos para fazer as provas.

“Desde quando recebemos o resultado dos estudantes que foram aprovados para a 2ª fase da Obmep, nos reunimos com eles e iniciamos o planejamento dos estudos. Apresentamos como trabalhar o raciocínio lógico, promovemos aulas de reforço, estimulamos a aprendizagem com a resolução dos problemas, estudamos as provas das edições anteriores da olimpíada e treinamos questões discursivas, características do exame que será realizado no sábado”, explicou.

Sobre a importância dos estudantes fazerem as provas, a professora Lorena destacou as oportunidades. “A olimpíada promove o desenvolvimento de habilidades como o pensamento lógico e criativo, além de possibilitar aos estudantes premiações e participações no Programa de Iniciação Científica da Obmep (PIC), estimular o estudo e a aprendizagem em Matemática”, afirmou a professora Lorena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *