Iniciativa transformadora na educação de Xambioá é realizada em parceria com o Poder Judiciário, na Escola Municipal Francisco Oliveira
Na Escola Municipal Francisco Oliveira, em Xambioá, um esforço coletivo está transformando a experiência de leitura das crianças através dos projetos “Pode Ler” e “Investir para Melhorar”. Esses programas, desenvolvidos pela Biblioteca Turma da Mônica em parceria com a Comarca de Xambioá, o Ministério Público e a Secretaria Municipal da Educação, visam não apenas enriquecer a infraestrutura da biblioteca, mas também intensificar a cultura de leitura entre os alunos.
Os projetos contam com um investimento significativo que permite melhorias na estrutura da biblioteca, aquisição de novos materiais de leitura e o fortalecimento contínuo das ações de atendimento aos alunos. Essa base é fundamental para criar um ambiente que favoreça o aprendizado e o desenvolvimento das habilidades leitoras.
O diferencial dos projetos reside na abordagem lúdica que cativa as crianças. Ao pegar livros emprestados, os alunos são incentivados a devolvê-los por meio de uma atividade que envolve a apresentação da leitura para seus colegas e professores. Durante essa devolutiva, eles recebem “moedinhas”, uma recompensa simbólica que reflete o desempenho durante a apresentação.
Essas moedas, acumuladas ao longo do projeto, têm um propósito especial: no dia da culminância, chamado “Lojinha do Leitor”, as crianças trocam suas moedas por produtos disponíveis em uma “lojinha”. Essa dinâmica não só estimula a leitura, mas também promove uma experiência divertida, ensinando sobre economia e valor das conquistas pessoais.
O principal objetivo do “Pode Ler” e “Investir para Melhorar” é cultivar o hábito da leitura nas crianças, permitindo que elas se tornem protagonistas de suas histórias. A iniciativa busca desenvolver não apenas as habilidades de leitura como também a comunicação e o crescente interesse pela literatura. Ao incentivar a participação ativa dos alunos, os projetos promovem um ambiente democrático dentro da sala de aula, onde cada criança tem voz e vez.
Os bibliotecários à frente da iniciativa, o professor Francisco José Alves e a professora Raimunda Novo, contam com o suporte integral da equipe gestora, dos professores, funcionários, alunos e familiares. Essa colaboração é vital para o sucesso do projeto, que se centra em uma formação integral e participativa.