Professor André Goveia lança livro e recebe homenagem em Gurupi

Fotos: Divulgação

O poeta e professor de Tocantínia, André Goveia,  esteve em  Gurupi na tarde  de sexta-feira, dia 10, quando participou da   Jornada Literária 2025,  da Academia Gurupiense de Letras (AGL), realizada no Centro de Atividades do Sesc. Na oportunidade,  o intelectual promoveu o lançamento de seu livro “Hoje é dia de poesia”, publicado pela tradicional Editora Veloso.

Poesia vibrante

Quem assina  o prefácio da obra é o poeta, jornalista e ativista Cultural Zacarias Martins, que destaca o potencial criativo  de Goveia no universo da poesia contemporânea tocantinense.

“Com a publicação dessa obra, a  poesia vibrante e irisada do poeta André Goveia, que vem das barrancas do rio Tocantins, tem a proeza de alçar voos mais altos, possibilitando ampliar ainda mais a partilha de sua inspiração poética, exteriorizando belos sentimentos”, assegura, Martins.

Honraria

No período da noite, durante sessão solene da Academia Gurupiense de Letras, André Goveia, foi agraciado com a   Medalha Machado de Assis, uma honraria concedida pela AGL àquelas pessoas que efetivamente contribuem para o fomento literário e a formação de leitores no Tocantins.

Como professor do Centro Educacional Fé e Alegria Frei Antônio (Cefya), em Tocantínia, o trabalho de André Goveia ganha destaque e o merecido reconhecimento público  ao colocar em prática o  criativo Projeto Poetas do Xodó, que desperta  nos alunos o prazer pela leitura e pela escrita. Brevemente os textos produzidos pelos alunos e orientados pelo professor André serão publicados numa antologia literária.

Credenciais do Autor

Natural de Tocantínia, André Goveia é escritor, poeta, professor de carreira da rede estadual, pedagogo, especialista em Gestão Educacional e Metodologias de Ensino, licenciado em Letras. Também, é Mestre   em Educação.   O autor integra os quadros de    membro correspondente da Academia Gurupiense de Letras (AGL),   da Academia Paraisense de Letras (APL) e da Academia de Letras de Araguaína (Acalanto), da Academia Capixaba de Letras e Artes dos Poetas Trovadores (ACLAPTCTC), bem como, da  Academia de Letras e Artes de Goiás (ALG).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *