Airton Garcia, empresário e político, morre aos 75 anos de idade

Ex-prefeito de São Carlos, líder político, conhecido por sua simplicidade, foi deputado estadual em São Paulo e teve empreendimentos em Xambioá

Airton Garcia Ferreira, empresário e ex-prefeito de São Carlos (SP), faleceu neste domingo, 28 de setembro, aos 75 anos. O político estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Santa Casa de São Carlos desde o dia 11 de setembro, após sofrer uma parada cardiorrespiratória em sua residência. Airton Garcia, que enfrentava problemas de saúde relacionados a complicações renais crônicas, era um empresário de sucesso e na região do Tocantins, ficou conhecido por ter empreendido em Xambioá a extração de calcário pela Mineradora Vale do Araguaia, onde atualmente está a indústria da Votorantim Cimentos.

A Prefeitura Municipal de São Carlos, onde Airton Garcia foi prefeito por dois mandatos, emitiu uma nota de pesar lamentando a passagem do políticl Garcia. “São Carlos se despede, com imensa tristeza, do ex-prefeito Airton Garcia Ferreira, que faleceu neste domingo (28), aos 75 anos. Renal crônico, Airton enfrentou com coragem e dignidade seus problemas de saúde, sem jamais perder o vínculo com a cidade que tanto amava”, dizia a nota. A prefeitura destacou sua trajetória marcada pela simplicidade e pela dedicação à vida pública, ressaltando que sua passagem pela administração transformou a história do município.

O velório e sepultamento do ex-prefeito foram restritos a familiares e amigos próximos, segundo informações divulgadas em seu perfil oficial nas redes sociais. A família agradeceu pelas mensagens de carinho e solicita que o momento de despedida seja respeitado como uma ocasião íntima.

Carreira Política

Airton Garcia tornou-se um político popular, exercendo dois mandatos consecutivos como prefeito de São Carlos, entre 2017 e 2024 e um de deputado estadual. A carreira política de Airton Garcia começou em 2008, quando concorreu ao cargo de prefeito pela primeira vez, obtendo 29,8% dos votos válidos. A eleição foi acirrada e o vencedor foi Oswaldo Barba (PT). Em 2010, tentou uma vaga na Câmara dos Deputados, mas não obteve sucesso. Em 2014, filiado ao PSB, conquistou os votos necessários para se tornar suplente de deputado estadual, assumindo o cargo em 2016. Foi eleito em 2016, prefeito de São Carlos, em sua reeleição em 2020, no contexto da pandemia de Covid-19, Airton Garcia obteve mais de 54 mil votos, o que equivale a 48,88% do eleitorado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *