Denúncias de corrupção e mau uso de recursos públicos atingem ex-presidente da Câmara Municipal de Xambioá, Adriana Gomes Fernandes

Ex-presidente rebate as acusações e afirma que se tratam de perseguições políticas, acusações caluniosas e diz que houve ciúmes e inveja por parte de alguns colegas vereadores.

A ex-presidente da Câmara Municipal de Xambioá, Adriana Gomes Fernandes, enfrenta graves denúncias de corrupção e mau uso de recursos públicos, de acordo com informações da Ouvidoria do Ministério Público do Tocantins. Um documento protocolado em dezembro de 2024 por um morador que fez uma denúncia anônima relata práticas ilícitas e uma cultura de medo que preocupa a população local.

Segundo o documento, a construção de um anexo na Câmara, inicialmente anunciada como uma nova sala de reuniões, revelou-se um pequeno espaço administrativo, apelidado por moradores de “quitinete da Adriana”. O custo estimado da obra é de quase um milhão de reais e chama atenção por coincidir com reformas na casa da ex-presidente.

A denúncia também aponta o uso excessivo de combustível sem justificativa e sugere a existência de um esquema de agiotagem voltado para a compra de votos. Adriana Gomes é acusada de empregar recursos públicos para fins pessoais, incluindo viagens não autorizadas e o uso indevido de veículos oficiais. Sua gestão resultou na perda de um carro da Câmara durante uma viagem a Araguaína.

O morador que fez a denúncia expressou frustração com a falta de ação do Ministério Público local, que, segundo ele, não investiga os atos ilícitos. Isso gerou uma sensação de impunidade e medo entre os moradores, desencorajando-os a se manifestar sobre os abusos.

Em resposta às alegações, o Ministério Público solicitou informações à Câmara e abriu o Inquérito Civil Público nº 5003/2025, originado da Notícia de Fato nº 2024.0014754, cuja abertura foi publicada no Diário Oficial do MPTO de nº 2240 no dia 16 de setembro de 2025.

Adriana Gomes, em nota, afirmou que as denúncias são “perseguições políticas” e classificou as acusações como caluniosas, alegando ciúmes entre alguns vereadores. Ela destacou que sua gestão foi marcada por melhorias na Câmara, incluindo a aquisição de um veículo para serviços administrativos e a realização de um concurso público.

Veja a nota da Vereadora na Íntegra

Nota resposta

Recebo essa informação com muita tranquilidade por saber que se trata de perseguições políticas. Essa denúncia caluniosa traz uma ponta de inveja, desrespeito e desespero. Sei que todo bom gestor que trabalhou muito, de domingo a domingo, para melhorar o Legislativo passa por isso. Trabalhamos com muito zelo e responsabilidade, cuidando da coisa e do dinheiro público, fazendo economias para realizarmos as benfeitorias na casa legislativa. Isso começou a gerar ciúmes, inveja e calúnias por parte de alguns dos colegas vereadores. Embora essa denúncia seja anônima, eu sei que se trata de um vereador, pois algumas falas chegaram até mim.

Fizemos uma GESTÃO HISTÓRICA. No primeiro ano, realizamos uma reforma no Plenário (no centro da cidade), uma reforma sem precedentes, como a que foi feita. Depois, compramos uma Ranger para atender ao trabalho dos legisladores em suas fiscalizações, principalmente nas áreas rurais, devido ao município estar localizado em uma região montanhosa. Realizamos o primeiro concurso público na Câmara Municipal e construímos um lindo prédio anexo, o órgão público mais bonito do setor leste, moderno, com os melhores materiais do mercado. O prédio é enorme, possui 8 banheiros, além de salas amplas como: recepção, jurídico, controle interno e RH, almoxarifado, arquivo morto, dois corredores grandes, copa e lavanderia.

Finalizei minha gestão com a compra de outro carro para serviços administrativos, um carro Jungo, dos mais modernos e bonitos. Nunca precisei de um único centavo que não fosse meu, até porque eu ganho muito bem e tenho três fontes de renda em minha casa. Espero que esse caluniador consiga, ao menos um dia, realizar metade do que fiz enquanto estive à frente da gestão da Câmara Municipal de Xambioá. Todas as denúncias que respondemos estão sendo arquivadas, por se tratarem de perseguições políticas e falta de provas.

Adriana Gomes Fernandes
Vereadora

Veja a denúncia completa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *