Obra é considerada essencial para desafogar o sistema de saúde e reduzir a espera por cirurgias na região.
Durante a sessão ordinária desta terça-feira, 16, o deputado estadual Luciano Oliveira (PSD) apresentou, em regime de urgência, um requerimento solicitando ao Governo do Tocantins e à Secretaria Estadual de Saúde a continuidade da obra do centro cirúrgico do Hospital de Referência de Guaraí, paralisada há quase cinco anos.
O parlamentar destacou que o hospital, classificado como unidade de média complexidade – Porte II, atende casos de urgência e emergência da população de Guaraí e de cidades vizinhas. A localização estratégica do município, às margens da BR-153, faz com que a unidade receba grande demanda de atendimentos, principalmente de acidentes de trânsito.
“Muitas vezes, por falta do centro cirúrgico em funcionamento, pacientes precisam ser transferidos para Araguaína ou Palmas. Em situações graves, essa demora pode custar vidas. A população da região central do Tocantins precisa de ações concretas, não pode ficar desassistida,” pontuou Luciano Oliveira.
O deputado ressaltou que a conclusão da obra é urgente e necessária para garantir atendimento ágil e salvar vidas. “Além de ser um direito de todos, a saúde é um dever do Estado. Precisamos agir para solucionar os problemas da nossa gente e garantir mais segurança e assistência para elas”, acrescentou.