Oficinas de teatro na Escola Estadual Jorge Amado resultam em jornada de descoberta e expressão criativa.
Nos dias 27, 28 e 29 de agosto, a Escola Estadual Jorge Amado realizou a apresentação dos resultados das oficinas de teatro dirigidas aos alunos da 2ª série do ensino médio do período noturno. Durante os ensaios, talentos escondidos emergiram, vozes caladas trouxeram à tona suas histórias, e sonhos adormecidos renasceram.
“Esses encontros foram muito mais do que simples atividades; foram momentos de troca, aprendizado e transformação que impactaram cada participante.” Disse a professora Adriana Sousa Santos, da organização do evento.
A culminância do projeto aconteceu no dia 04 de setembro, quando a comunidade escolar foi convidada para o evento, que surgiu com efeitos mágicos. O espetáculo, elaborado com grande dedicação pelos próprios alunos, trouxe à cena uma peça rica em significados, figurinos e cenários criados por suas próprias mãos. Os jovens artistas se entregaram de corpo e alma para apresentar a história do Parque Cimba, um espaço que simboliza a memória e a vivência de Araguaína.
A peça fez uma verdadeira viagem no tempo, relembrando as origens da antiga indústria Cimba, passando por seu período de abandono e culminando em sua transformação em um dos maiores símbolos de lazer e natureza da cidade. Esse relato emocionante serviu para lembrar a história do parque e mostrar como a cidade se reinventa, assim como os jovens talentos que brilharam no palco.
Intitulado “Araguaína em Contos: Celebrando Nossa História”, este projeto, escrito pela professora, Adriana de Sousa Santos, foi contemplado pela Lei Aldir Blanc, com apoio do Governo Federal. No entanto, o verdadeiro brilho da noite veio dos olhares, falas e gestos dos jovens artistas, que mostraram que a arte é uma poderosa ferramenta de transformação.
“Idealizar e conduzir esse processo foi um imenso prazer. A experiência revelou que tudo o que um jovem precisa é de uma oportunidade — e, quando essa oportunidade é oferecida, eles florescem, surpreendem e encantam a todos ao seu redor.” Finalizou a organizadora da iniciativa.



