Nomeações foram assinadas pelo Governador em exercício, Laurez Moreira; novo comando assume a partir desta quarta-feira, 10.
O Governador em exercício, Laurez Moreira, nomeou nesta terça-feira, 9, a nova cúpula da Polícia Militar do Tocantins (PMTO). O Coronel QOPM Cláudio Thomaz Coelho de Souza assume o cargo de Comandante-Geral da corporação, enquanto o Coronel QOPM Flávio Santos Brito foi nomeado para a Chefia do Estado-Maior (CHEM). As nomeações são efetivadas a partir de 10 de setembro de 2025.
O novo Comandante-Geral, Coronel Cláudio, 51 anos, é natural de Porto Nacional-TO e ingressou na Polícia Militar em 1998. Foi declarado Aspirante a Oficial em 2001, após concluir o Curso de Formação de Oficiais na Academia da Polícia Militar de Minas Gerais. Com vasta experiência operacional, já exerceu o comando do 1º Batalhão da PM, em Palmas, e da Companhia Independente de Operações Especiais (CIOE), atual Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE). Antes de assumir o mais alto posto da corporação, exercia a função de Chefe do Estado-Maior.
O novo Chefe do Estado-Maior, Coronel Flávio Santos Brito, 41 anos, é natural de Tocantínia-TO. Ingressou na PMTO em 2003, integrando a primeira turma de Oficiais formados no próprio estado. Sua trajetória combina ampla experiência operacional, tendo comandado o 8º Batalhão (Paraíso) e o 4º Batalhão (Gurupi), com atuações em postos estratégicos, como Secretário Executivo da Casa Militar e, mais recentemente, Diretor de Apoio Logístico da corporação.
Além da vasta experiência operacional, a nova cúpula de comando se destaca pela alta qualificação. O Comandante-Geral, Coronel Cláudio, e o Chefe do Estado-Maior, Coronel Flávio, são ambos mestres em Planejamento Tático e doutores em Gestão Estratégica, Ciências Policiais e Segurança Pública Preventiva pela PMTO, formação que reforça a capacidade técnica da nova gestão para o planejamento da segurança pública no estado.
O Comandante-Geral é o responsável superior pelo comando, administração e emprego da Corporação. Ele é auxiliado diretamente pelo Chefe do Estado-Maior, que tem a atribuição de planejar, coordenar e fiscalizar todas as atividades da PMTO.
O novo Comandante-Geral, Coronel Cláudio, destacou o compromisso com a nova função. “É uma honra e uma grande responsabilidade assumir o comando da nossa valorosa Polícia Militar. Agradeço a confiança do Governador em exercício Laurez Moreira e reafirmo o meu compromisso com a tropa e com a sociedade tocantinense. Daremos continuidade ao excelente trabalho que vem sendo desenvolvido, sempre buscando a excelência na prestação do serviço de segurança pública.”

O Coronel Flávio agradeceu a nomeação e destacou o foco de sua nova função. “Agradeço a confiança depositada pelo Governador em exercício Laurez Moreira. A Chefia do Estado-Maior tem um compromisso institucional claro e nosso trabalho será dar todo o suporte necessário aos grandes comandos e às unidades operacionais, garantindo que as diretrizes do Comandante-Geral, Coronel Cláudio, sejam executadas com precisão e eficácia em todo o estado, sempre em prol da segurança do cidadão tocantinense.”