Espaços artísticos de Araguaína são certificados como Pontos de Cultura e recebem premiação em dinheiro 

Reconhecimento e incentivo fazem parte do Programa Nacional Cultura Viva com recursos da PNAB (Política Nacional Adir Blanc de Fomento à Cultura)

Araguaína já conta com 12 Pontos de Cultura devidamente reconhecidos e incentivados pela Prefeitura de Araguaína por meio do Programa Nacional Cultura Viva com recursos da PNAB (Política Nacional Adir Blanc de Fomento à Cultura). Os agentes culturais foram certificados pela Secretaria Municipal do Esporte, Cultura e Lazer no último dia 1º setembro.
 
Desde 2018, o coletivo Maria Criativa reúne em sua sede as produções artísticas e artesanais de mais de 60 mulheres para comercialização. O espaço também promove cursos de pintura criativa para criança e recebe exposições, saraus e diversas manifestações culturais. A vice-presidente e gestora, Patrícia Noleto, comentou que a premiação R$ 25.344,77, entregue para cada Ponto de Cultura, veio em boa hora.
 
“Somos muito gratas por esse reconhecimento. E esse apoio financeiro chegou quando mais precisávamos, porque estamos reorganizando o nosso espaço e trocando o telhado para que a gente garanta nosso ponto de venda bem estruturado.
 
Reconhecimento inédito em Araguaína
 
Conforme lembrou o secretário Edson Gallo, essa foi a primeira vez que os Pontos de Cultura foram reconhecidos e premiados pelo trabalho já desenvolvido na cidade há anos. O secretário reforçou que a certificação é fundamental para o portfólio destes espaços e que precisa servir de incentivo para os outros.
 
“Também é preciso se capacitar e se profissionalizar para conseguir acessar essas oportunidades, porque existem as burocracias que precisam ser cumpridas e, quem estiver preparado, consegue conquistar. A cultura sempre está ligada a outros segmentos da sociedade, por isso, quando incentivamos e fomentamos as iniciativas culturais, nós mobilizamos uma grande cadeia”.
 
“Muitas cidades no Tocantins e no Brasil não sabem da existência desse recurso e dessa possibilidade da constituição dos Pontos de Cultura, mas, hoje, felizmente, temos uma gestão que está dando visibilidade para o programa, está levando a oportunidade para quem faz a cultura e muitos estão sendo contemplados. É mérito da secretaria e da gestão o que estamos conquistando hoje”, completou Patrícia, da Maria Criativa.
 
Esporte brasileiro
 
Há 40 anos, Davi Fernandes Nunes, o Mestre Libertino, promove a capoeira em Araguaína. No barracão das atividades, localizado no Setor Noroeste, o projeto Capoeira Mãe – Herança dos Pombais recebe públicos de todas as idades para jogar capoeira Angola, fazer artesanato, atabaque, agogô, reco-reco, caxixi, pandeiro e todos os instrumentos que congregam a manifestação do esporte genuinamente brasileiro.
 
“Esse reconhecimento é fundamental para quebrar preconceitos e valorizar a capoeira como uma cultura brasileira. Trabalhamos a capoeira na perspectiva cultural, filosófica, histórica, melódica e são nesses espaços culturais que conseguimos promover isso. Essa é uma conquista importante, temos muito a comemorar, mas muito pelo que batalhar também”, pontuou Mestre Libertino.
 
Processo transparente
 
Os Pontos de Cultura são entidades de caráter privado sem fins lucrativos, ou coletivos sem constituição jurídica de natureza ou finalidade cultural, que desenvolvem e articulam atividades culturais em suas comunidades. As inscrições gratuitas para a certificação em Araguaína tiveram início no final do mês de abril. Todas as etapas foram amplamente divulgadas no site da Prefeitura de Araguaína e no Diário Oficial do Município.
 
Os candidatos apresentaram os materiais de comprovação das atividades culturais desenvolvidas há pelo menos dois anos, entre outros documentos de constituição da entidade ou coletivo detalhados no edital do programa. Os inscritos passaram pelo crivo da Comissão de Seleção e diversas etapas de conferência documental, interposição de recursos para os resultados preliminares.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *