Da Assessoria
Fotos: Letícia Japiassu
Nesta terça-feira (26), o Centro Cultural Mauro Cunha, em Gurupi foi o palco para a realização do Encontro Regional da Política Nacional Cultura Viva, reunindo agentes culturais, mestres e mestras, gestores e a comunidade em geral para um dia de diálogo e celebração da diversidade cultural do Tocantins.
O encontro que teve tema “Tecendo Saberes e Territórios”, foi promovido pelo Pontão Estadual de Cultura Viva – Tambores do Tocantins/COMSAÚDE, em parceria com a regional Sul/Sudeste do Comitê de Cultura no Tocantins, GT Rede Tocantins de Pontos de Cultura/ CNPdC, tendo destacado o protagonismo de quem faz a cultura acontecer no estado.
O projeto é realizado com o apoio do Comitê de Cultura (FETAC, AGA, ISCA), UFT e IFTO, SECULT-TO e Ministério da Cultura, por meio do Escritório Regional do MinC no Tocantins.
A coordenadora do Comitê de Cultura no Tocantins, regional Sul/Sudeste, Maria do Socorro Souza Barros, que também preside a Associação Gurupiense de Artesãos, destacou a importância da participação dos fazedores de cultura nesse encontro.
“Esse evento que contou com a presença do presidente do Conselho de Políticas Culturais do Tocantins, Elpídio de Paula, se transformou numa oportunidade essencial para que cada território se conecte às mobilizações nacionais da Rede Cultura Viva Brasileira, contribuindo, assim, para a construção do futuro da cultura no Tocantins e integre a 6ª Teia Nacional dos Pontos de Cultura”, concluiu Maria do Socorro.