Escuta Pública sobre educação busca fortalecer o ensino público em Xambioá

Evento promovido pelo MPEduc e SEMED discute melhorias e desafios na rede municipal de ensino em Xambioá

Na última quarta-feira, dia 20, ocorreu a Escuta Pública sobre Educação, um evento significativo promovido pelo MPEduc – Ministério Público pela Educação, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SEMED). O encontro reuniu diversas partes interessadas para debater questões essenciais para o fortalecimento da educação pública no município de Xambioá.

A audiência abordou temas cruciais, como a melhoria da infraestrutura das escolas, a valorização e a formação dos professores, além de apresentar estratégias para garantir uma rede municipal mais justa, inclusiva e de qualidade. Entre os presentes estavam o Prefeito Dr. Mayck Câmara, a Secretária de Educação Jadete Santana Feitosa, a Vereadora Presidente da Câmara Municipal Professora Ana Lúcia Fernandes, vereadores da Câmara Municipal, educadores, profissionais da rede de educação, a equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social e a comunidade escolar.

O Prefeito Dr. Mayck Câmara destacou a importância da audiência, afirmando que foi “Um momento de união, participação e compromisso coletivo em defesa de uma educação cada vez melhor para todos.” Ele se comprometeu a trabalhar para “melhorar os índices de aprendizagem e fazer com que o município seja, novamente, referência na educação, sempre buscando promover as melhorias necessárias para o desenvolvimento da educação.”

A audiência também contou com a participação do promotor de Justiça Helder Lima e do juiz da comarca de Xambioá, José Carlos, junto com os procuradores lotados em Palmas e a Procuradora Raquel Teixeira de Maceió. Durante o evento, foram apresentados os resultados das visitas realizadas às escolas municipais e creches, onde foram constatados problemas na estrutura física, computadores fora de funcionamento, e a necessidade de mudanças nas bibliotecas de duas escolas, além da sala de reforço.

No entanto, também foram elogiadas boas práticas encontradas nas escolas, como a alimentação fornecida, o acompanhamento nutricional nas creches e a organização das cozinhas. Essas experiências positivas foram compartilhadas com a comunidade durante a escuta, que promoveu um espaço para perguntas e discussões sobre os temas abordados.

Ao final da apresentação, os procuradores informaram que um relatório será elaborado com todos os pontos que necessitam de melhorias e que uma nova visita está programada para o próximo ano, a fim de acompanhar as ações implementadas.

Ideb

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado em 2007 e reúne, em um só indicador, os resultados de dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações. O Ideb é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

Segundo o último Ideb, Xambioá alcançou nota 5,1, abaixo do mínimo considerado adequado, que é 6, em uma escala de 0 a 10. O índice leva em conta taxas de aprovação, reprovação e abandono escolar, além do desempenho dos alunos em língua portuguesa e matemática.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *