Obra de Miriam Mendes traz narrativas sobre a vida e o legado do sacerdote que marcou a religiosidade no Norte do Tocantins
No próximo dia 15 de agosto de 2025, às 19h, o Auditório Remigio Corazza, localizado no prédio do Colégio Santa Cruz em Araguaína, sediará o lançamento do livro “Pontos e Contos da História do Padre Remigio Corazza”, o segundo título da Coleção Vidas do Norte, Vidas ao Sul. A coleção, idealizada pelos professores da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFTN), Dernival Ramos e Sariza Caetano, busca registrar as histórias de pessoas que contribuíram para a construção da identidade sociocultural da região.
O livro, resultado da pesquisa de mestrado da autora Miriam Mendes Costa, oferece uma visão aprofundada sobre a trajetória do padre orionita Remigio Corazza, que dedicou mais de 68 anos de sua vida ao trabalho religioso no Antigo Norte Goiano e atual Tocantins, desde a década de 1950. As narrativas foram enriquecidas por entrevistas realizadas em 2006 com moradores de cidades tocantinenses como Ananás, Araguaína, Araguatins, Itaguatins, Nazaré, Tocantinópolis e Xambioá, além de conversas com o próprio padre Remigio.
Miriam Mendes Costa apresenta as histórias de forma única, organizando o livro em duas partes: os “Pontos”, que contextualizam as ideias e informações, e os “Contos”, que revelam as experiências vividas e as memórias do sacerdote. As narrativas fluem livremente, refletindo a dinâmica da vida do padre, que sempre alternou entre momentos conectados e desconectados, como uma forma de lembrar que a vida é feita de altos e baixos.
O lançamento do livro é uma oportunidade de celebrar a obra e reconhecer a importância do legado de Remigio Corazza para a comunidade, o evento será, com certeza, a celebração da histórias de luta, resistência e reexistência.de um padres mais emblemáticos do movimento Orionita na região.