Por: Solange Dutra – Foto: Divulgação
Grande revelação da poesia tocantinense contemporânea, o poeta e professor André Goveia, promoveu o lançamento do seu livro de poesias, intitulado de “Capim Dourado Poético”, na sexta-feira (25), à tarde, durante a movimentada programação do 1º Festival da Literatura Independente do Tocantins (Flito), realizado em Palmas.
Sobre a obra
A obra é uma publicação da conceituada Editora Veloso, de Gurupi, que vem se destacando por colocar em prática um audacioso projeto literário que visa valorizar e dar mais visibilidade aos autores do Tocantins.
Poesia multiforme
Para o festejado poeta e jornalista Zacarias Martins, que integra o Comitê de Cultura no Tocantins, bem como, a Academia Tocantinense de Letras (ATL), a obra de autoria do professor André Goveia chega em boa hora para aplacar a fome de leitura daqueles que gostam de uma boa poesia. “A produção poética de André Goveia é multiforme e irisada, tendo ainda, como característica, uma linguagem de fácil compreensão e que encanta o leitor justamente por sua simplicidade e criatividade”, destacou Martins.
Credenciais do Autor
Natural de Tocantínia, André Goveia é escritor, poeta, professor de carreira da rede estadual, professor na Universidade da Maturidade (UFT/UMA), pedagogo, especialista em Gestão Educacional e Metodologias de Ensino, licenciado em Letras. Também, é Mestre em Educação. O autor integra os quadros de membro correspondente da Academia Gurupiense de Letras (AGL), da Academia Paraisense de Letras (APL) e da Academia de Letras de Araguaína (Acalanto), da Academia Capixaba de Letras e Artes dos Poetas Trovadores (ACLAPTCTC, bem como, da Academia de Letras e Artes de Goiás (ALG).
Participou do Anuário de Poetas e Escritores do Tocantins, nas edições de 2016, 2017, 2018 e 2019, bem como, da Antologia Veloso – 2020. Também está presente na coletânea Literatura Tocantinense (2020), organizada pelo professor Pedro Albeirice da Rocha.
Além de “Capim Dourado Poético”, Goveia é autor de mais outros cinco livros individuais no gênero poesia, sendo eles: “Recitando a Vida” (2018), “Poesias da Vida” (2019), “Hoje é dia de Poesia” (2020), “Poetizando Vidas” (2021) e “Versos Mágicos”, todos publicados pela Editora Veloso, de Gurupi