Termo de Cessão de Uso foi assinado nesta quarta-feira, 2, pelo presidente da Ageto, Márcio Pinheiro; e pelo prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues
O Governo do Tocantins, por meio da Agência de Transportes, Obras e Infraestrutura (Ageto), repassou, nesta quarta-feira, 2, ao município de Araguaína, a gestão do trecho da rodovia estadual TO-222 e suas respectivas faixas de domínio, que se sobrepõe à Avenida Filadélfia. A sobreposição ocorre em 5,3 km (pista dupla, perfazendo um total de 10,6 km) da rodovia estadual no perímetro urbano.
O Termo de Cessão de Uso foi assinado pelo presidente da Ageto, Márcio Pinheiro; e pelo prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues, na sede da Agência, em Palmas, conforme a Lei nº 2007 de 17 de dezembro de 2008. Também assinou o documento como anuente o promotor de Justiça Airton Amilcar, da 12ª Promotoria de Justiça de Araguaína.
A cessão de uso visa transferir a responsabilidade pela gestão do trecho ao município, que passará a ter autonomia para realizar obras de infraestrutura, sinalização e manutenção, visando melhorar o tráfego, a mobilidade urbana e a segurança viária nessa região da cidade. O trecho inicia no entroncamento da BR-153 e vai até a ponte sobre o Córrego Jacuba.
Na ocasião, o presidente da Ageto, Márcio Pinheiro, enfatizou que o Governo do Tocantins reconhece a importância e o potencial desta importante via para a mobilidade urbana. “Destacamos que o município dentro do perímetro urbano reúne competência, experiência e destreza técnica para fazer investimentos e melhorias no trecho, adaptando-o às suas necessidades e às características locais quando necessário, para a fluidez no tráfego”, ressaltou o presidente.
“Este termo é de extrema importância para o crescimento da cidade, especialmente da área comercial. O município com este domínio vai poder fazer ali um corredor de desenvolvimento ainda maior do que temos hoje em dia. Tenho certeza de que tanto o estado quanto o município vão ganhar muito e a população se beneficiará dessa atitude que o Governo do Tocantins teve para com o município de Araguaína”, salientou o prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues.
Condições do trecho
A Ageto repassa o trecho em excelentes condições de trafegabilidade, com grande parte de sua extensão em Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), tipo de pavimento asfáltico que suporta tráfego intenso e variações climáticas, além de ser mais resistente ao desgaste e à deformação.
O Governo do Tocantins investiu em obras de reconstrução asfáltica e sinalização horizontal e vertical no referido trecho, no montante de R$ 6,5 milhões, entre 2022 e 2025.