Junção dos partidos representará maior bancada na Câmara, com 109 deputados, e terá, ainda, 14 senadores e seis governadores
O União Brasil e o Partido Progressistas (PP) oficializaram, nesta terça-feira (29/4), a federação entre os dois partidos, chamada de União Progressista, pela sigla UP.
A cerimônia de lançamento do grupo foi feita no Salão Negro do Congresso Nacional, em Brasília (DF). Além de deputados e senadores filiados aos dois partidos, também compareceram ao evento os presidentes Ciro Nogueira (PP-PI) e Antonio Rueda (União Brasil), governadores, prefeitos, vereadores e ministros de Estado filiados às siglas.
Membros do PL, do ex-presidente Jair Bolsonaro, também compareceram ao evento, como o presidente do partido Valdemar Costa Neto.
Presidente do Congresso Nacional, o senador Davi Alcolumbre (União-AP) disse que a federação foi construída “com muita maturidade institucional, com espírito público, com compromisso de país, muita das vezes, na maioria das vezes deixando os interesses pessoais, regionais e individuais de lado em detrimento de um interesse coletivo”.
Hugo Motta (Republicanos-PB), presidente da Câmara dos Deputados, afirmou que a federação representa um “gesto de maturidade política”. Já seu antecessor na presidência, Arthur Lira (PP-AL), destacou que o grupo nasce como “o mais importante bloco do Congresso Nacional em números absolutos”.
Até o fim deste ano, Rueda e Nogueira dividirão a presidência do grupo. A federação reunirá 109 deputados federais, a maior bancada da Câmara; 14 senadores e seis governadores.
(Com informações do Portal Metrópoles)