Comunidade de Xambioá enfrenta problemas com transbordamento de fossas no Hospital de Referência

Em nota, a Direção Administrativa do Hospital afirmou que a equipe tem se atentado ao vazamento das fossas e tem cobrado da empresa responsável pela área para sanar o problema

A situação no Hospital de Referência de Xambioá se tornou crítica, com a comunidade relatando que as fossas da unidade hospitalar estão transbordando, resultando no vazamento de dejetos pelas ruas. O problema gerou preocupações significativas entre os moradores, que temem o mau cheiro e a iminente contaminação do solo e das águas de riachos que deságuam no Rio Araguaia.

Em nota, a Direção Administrativa do hospital reconheceu o problema e afirmou que a equipe tem se atentado ao vazamento das fossas. “Estamos cobrando a construtora Porto que resolva este quadro, via caminhão-pipa. A construtora é responsável por resolver essa questão do hospital, mas, com o crescente número de atendimentos à população, deveria limpar a fossa pelo menos duas vezes por semana, o que não está sendo cumprido”, destacou Paula Nunes, Diretora administrativa/financeira da Unidade.

A direção do hospital já notificou a construtora sobre a limpeza da fossa e relatou os problemas causados à população de Xambioá. Como medida emergencial para reduzir o fluxo de água e dejetos lançados na fossa, o hospital suspendeu o fluxo da lavanderia. No entanto, as chuvas recentes e o aumento do fluxo de drenagem intensificaram a situação, complicando ainda mais o problema.

A gestão do Hospital de Referência de Xambioá disse que está em busca de soluções para erradicar essa situação desconfortável e potencialmente perigosa. A comunidade tem cobrado medidas efetivas que garantam a saúde pública e a preservação do meio ambiente, uma vez que a contaminação das águas é uma preocupação crescente entre os moradores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *