O Ministério Público Eleitoral ingressou com uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) contra a prefeita reeleita de Santa Fé do Araguaia (TO), Vicença Vieira Dantas Lino da Silva, seu vice, Hagamenon Rodrigues Vieira, e o vereador Fleury Júnior Lopes. A ação, protocolada na 34ª Zona Eleitoral do Tocantins, aponta abuso de poder econômico e político durante o processo eleitoral de 2024.
Entre as irregularidades identificadas estão a locação fictícia de um imóvel para comitê de campanha, uso de bens públicos para fins eleitorais, doação de materiais a eleitores e contratação excessiva de militantes sem a devida prestação de contas. Além disso, o MP constatou a realização de obras públicas em uma aldeia indígena em troca de apoio eleitoral e a omissão de despesas na campanha.
Diante das evidências, o Ministério Público solicitou à Justiça Eleitoral a cassação dos mandatos da prefeita, do vice e do vereador envolvido, além da declaração de inelegibilidade dos investigados pelos próximos oito anos. A AIJE segue em tramitação, aguardando manifestação da Justiça.