Com chapa única, deputado do Republicanos recebe apoio de 23 dos 24 parlamentares em sessão extraordinária realizada nesta sexta-feira (29).
O deputado estadual Amélio Cayres (Republicanos) foi reeleito na noite desta sexta-feira (29) para presidir a Assembleia Legislativa do Tocantins no biênio 2025/2026. A eleição, que aconteceu em uma sessão extraordinária iniciada por volta das 19h30, contou com a presença de 23 dos 24 deputados estaduais, que optaram por uma chapa única para a nova mesa diretora.
A nova composição da mesa é formada por:
- Léo Barbosa (Republicanos)- 1º vice-presidente
- Cleiton Cardoso (Republicanos) – 2º vice-presidente
- Vilmar de Oliveira (SD) – 1º secretário
- Janad Valcari (PL) – 2º secretário
- Luciano Oliveira (PSD)- 3º secretário
- Marcus Marcelo (PL) – 4º secretário
A única ausência na votação foi do deputado Professor Júnior Geo (PSDB), que questionou a legalidade da eleição e levantou dúvidas sobre pontos da resolução que regulamenta o processo.
Esta é a terceira vez em 2024 que os deputados estaduais se reúnem para eleger os integrantes da mesa diretora. A primeira eleição, na qual Léo Barbosa foi escolhido presidente para o segundo biênio, foi declarada inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal (STF). A segunda eleição ocorreu em junho deste ano, quando Amélio Cayres também foi eleito.
Com 63 anos, Amélio Cayres é agropecuarista e iniciou sua trajetória política como prefeito de Esperantina em 1996. Ele agora inicia seu quarto mandato como deputado estadual, consolidando sua influência na política tocantinense.
A reeleição de Amélio Cayres representa uma continuidade na liderança da Assembleia Legislativa, e muitos veem sua experiência como um fator positivo para os desafios que o estado enfrenta nos próximos anos.