Iniciativa liderada pelo professor Guilherme Silva Vanderley busca incentivar a prática de leitura e debates sobre questões raciais no ambiente escolar
O projeto “Pactos e Impactos da Leitura”, idealizado e executado pelo professor de Língua Portuguesa Guilherme Silva Vanderley, no Colégio Militar do Tocantins – Jorge Humberto Camargo, em Araguaína-TO, tem como objetivo central estimular a curiosidade e o desempenho dos alunos do ensino fundamental em relação à prática da leitura.
Durante o 4º bimestre letivo de 2024, em sintonia com o Dia da Consciência Negra, o professor propôs a leitura de duas obras de grande relevância: “Pacto da Branquitude”, de Cida Bento, e “Pequeno Manual Antirracista”, de Djamila Ribeiro. O livro “Pacto da Branquitude” foi lido de forma acelerada na escola, em apenas 9 dias, por meio de diálogos, discussões e alto engajamento por parte dos alunos.
As turmas do 8º ano, mais especificamente as turmas 82.2, 82.3 e 82.4, experimentaram um novo patamar de desenvolvimento da leitura no ambiente escolar, atingindo níveis de debate nunca antes alcançados. Além disso, a leitura das duas obras será um elemento de destaque na Mostra Cultural do colégio, bem como na primeira feira de ciências da escola, demonstrando a importância da literatura e do debate sobre questões raciais no contexto educacional.
O projeto “Pactos e Impactos da Leitura” não apenas promove a leitura crítica e reflexiva entre os alunos, mas também fomenta a diversidade de ideias e a ampliação do repertório cultural dos estudantes. A iniciativa liderada pelo professor Guilherme Silva Vanderley evidencia a relevância da educação para a formação de cidadãos conscientes e engajados com as questões sociais, culturais e raciais de nosso tempo.
1 comentário em “Pactos e Impactos da Leitura: Projeto do Colégio Militar do Tocantins promove engajamento dos alunos”
É importantíssimo que trabalhos como esse sejam divulgados e apreciados. Espero, juntamente dos meus alunos, inspirar outras escolas e outros professores a seguir com a luta antirracista por meio da leitura. Leiam a resenha do primeiro livro lido no projeto: https://www.emletras.blog/2024/11/pactos-e-impactos-da-leitura-resenha.html