Coletânea de poemas “Versos para as Noites Claras de Inverno” reúne talentos e incentiva a formação de leitores

O livro, que conta com a participação das escritoras Maria da Ajuda Laranjeiras e Jú Lúcia Nascimento, será lançado nesta quarta-feira,13, em Araguaína.

A literatura brasileira ganha um novo destaque com o lançamento do livro “Versos para as Noites Claras de Inverno”, que acontecerá nesta quarta-feira, 13, em Araguaína, no auditório da Biblioteca Municipal, na rua 07 de setembro, no centro de Araguaína, ás 19h30m.

Organizado por Antonio Cavalheiro, da Big Time Editora-SP. A coletânea apresenta uma rica diversidade temática, refletindo as vozes de quatro poetas de três estados diferentes: Maria da Ajuda e Jú Lúcia Nascimento, do Tocantins; Eliel C. Ferreira, de São Paulo; e Ernesto Jacob Keim, de Petrópolis-RJ.

Cada poeta traz uma perspectiva única sobre questões humanas, sociais e emocionais. Maria da Ajuda, com seu olhar atento, expressa a inquietação diante da dor e do sofrimento do Outro. A sensibilidade poética de Jú Lúcia transborda em suas letras, enquanto Eliel Ferreira e Ernesto Jacob oferecem reflexões profundas que enriquecem o debate literário.

Um fator importante que une esses autores é o seu papel como educadores. Todos são professores, o que adiciona um valor significativo às suas produções literárias. Em um país onde a leitura tem diminuído, a presença desses mestres produzindo literatura de qualidade é um alento e um convite à reflexão. “Precisamos mostrar, a cada dia mais, que aqueles que ensinam em sala de aula também criam textos com significado e profundidade”, enfatiza Cavalheiro.

Perfis dos Poetas

Maria da Ajuda G. Laranjeiras

Professora aposentada na educação básica no Tocantins. Nascida no município de Alcobaça-BA, vive em Araguaína-TO desde 1978. Tem textos divulgados em diversas antologias no país, em livros físicos e ebooks. Incentivadora da leitura e escrita literária em sala de aula, com ações desenvolvidas nas escolas do ensino fundamental e médio. Membro da ACALANTO – Academia de Letras de Araguaína, e titular do Conselho Municipal de Cultura de Araguaína, no segmento literatura e membro do Coletivo Julho das Pretas Karen Luz, grupo que desenvolve ações em prol do combate ao preconceito racial. Tem livro solo a caminho.

Jú Lúcia Nascimento

Ju Lúcia é especialista em arte e música, arteterapia e animação cultural. É membro da Academia de Letras de Araguaína – ACALANTO. Escreve poesias e romances, mas o que ela mais gosta é de escrever livros infantis, como O Jardim da Júlia, recém-lançado pela Big Time Editora, e com outros a caminho. Tem vários escritos e engavetados, esperando para publicar. Possui uma mala de contação de histórias e adora atuar. Atualmente, é professora de arte e música no Colégio Santa Cruz de Araguaína, além de ser maestrina, artesã, artista naif, tem um canal de arte no youtube.

Um Chamado à Leitura

“Versos para as Noites Claras de Inverno” não é apenas uma coletânea de poemas; é um convite à reflexão sobre a importância da literatura na formação de leitores e na educação. Em um momento em que a discussão sobre como estimular o gosto pela leitura é crucial, essa obra se destaca como um exemplo de que é possível, sim, cultivar a paixão pelas letras.

Com a publicação deste livro, Antonio Cavalheiro e os poetas envolvidos reafirmam que a literatura é uma poderosa ferramenta de transformação e que os educadores têm um papel fundamental nesse processo. A coletânea promete não apenas entreter, mas também inspirar e provocar o pensamento crítico entre seus leitores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *