Relato expõe dificuldades enfrentadas no acesso ao tratamento e pressões para silenciar suas demandas
Uma moradora de Aguiarnópolis, no Bico do Papagaio, que está em tratamento contra o câncer há quase dois anos no Hospital de Câncer de Barretos, trouxe à tona um relato angustiante sobre a falta de apoio e a pressão sofrida por parte dos funcionários da prefeitura da cidade. A paciente, que teve o gestor municipal, Wanderly Leite, oferecendo ajuda no início do tratamento, agora denuncia uma série de obstáculos e intimidações no acesso aos serviços de saúde.
Quando descobriu sua condição de saúde, a paciente recebeu a visita do gestor Wanderly Leite e de funcionários da prefeitura, que se prontificaram a auxiliá-la, oferecendo suporte e dando entrada no Tratamento Fora do Domicílio (TFD) para custear suas passagens até São Paulo. No entanto, no ano de 2023, o TFD foi cancelado, e desde então a paciente vem enfrentando dificuldades para ter acesso ao tratamento necessário, mesmo após tentativas de correção nos laudos médicos.
A luta da paciente em busca de um atendimento adequado se deparou com obstáculos burocráticos e resistências por parte dos funcionários da prefeitura. Em dois momentos, ela recebeu auxílio do município, mas foi exposta e intimidada por servidores, como Ilson Pereira dos Santos, que a expuseram em grupos de WhatsApp da cidade, tentando silenciar suas demandas e desqualificar suas reivindicações por um atendimento de qualidade no Sistema Único de Saúde (SUS) em Aguiarnópolis.
A exposição da paciente e as tentativas de intimidação por parte dos funcionários da prefeitura evidenciam a vulnerabilidade enfrentada por aqueles que buscam garantir seus direitos e acesso à saúde. A paciente, que enfrenta um momento delicado em sua vida, teve sua dor e sua luta expostas de forma desrespeitosa, colocando em xeque a ética e a responsabilidade dos agentes públicos envolvidos.
Em nota a Prefeitura defendeu a divulgação dos dados sobre a paciente e negou que o funcionário tenha vínculos com o município, além
Confira a nota da Prefeitura
Nota de esclarecimento
A Secretaria Municipal de Saúde, vem à público esclarecer à população de Aguiarnópolis, as INVERDADES de mais uma fake News que circula nas redes sociais.
É importante destacar que o Sr. Ilson, mencionado na publicação, não é servidor municipal. Sua atuação no Município se deu apenas na função de substituto temporário de um servidor que ocupa o cargo de vigia e encontrava-se em gozo de licença. Portanto, qualquer atribuição ou responsabilidade atribuída a ele em nome da administração pública deve ser interpretada com cautela.
Além disso, ressalta-se que todas as informações relativas aos benefícios concedidos são públicas e podem ser facilmente consultadas no Portal da Transparência do Município. Essa ferramenta foi criada para garantir a acessibilidade às informações e promover a transparência nas ações e gastos públicos, permitindo que os cidadãos verifiquem os dados por conta própria.
A administração pública REPUDIA a propagação de FAKE NEWS e tranquiliza a população com o nosso comprometimento, ética e a seriedade no tratamento das questões de saúde pública e que está sempre à disposição da população, visto que o serviço prestado por si só reflete a responsabilidade e compromisso com a sociedade.
Veja o vídeo da paciente