Reconhecimento pela contribuição às artes, ciências e cultura do Tocantins marca a história da cultura em Araguaína
A Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) concedeu, em sessão do Conselho Universitário (Consuni) realizada nesta quarta-feira, dia 18, o título de Doutor Honoris Causa ao saudoso professor José Francisco da Silva Concesso. A honraria foi concedida em reconhecimento à sua destacada atuação nas áreas das artes, ciências e cultura do estado.
José Francisco Concesso, que faleceu em agosto de 2020 em decorrência da COVID-19, deixou um legado cultural e educacional significativo. Com um extenso currículo, o professor era autor de diversos livros, incluindo obras como “Latim Primeiros Passos”, “Data Vênia”, “Andanças”, “Meu Primeiro Picolé”, e “Educação de Balaio”. Além disso, fundou importantes academias de letras em Araguaína, como a Acalanto, Alma e Aljuva.
Sua contribuição na área da educação também foi marcante, com a fundação da Faculdade de Ciências e Letras de Araguaína (Facila) e atuação como docente em instituições renomadas, como a Unitins e a UFT. Concesso também exerceu o cargo de Ouvidor na Faculdade Católica Dom Orione em Araguaína.
A homenagem póstuma ao Professor Concesso ressalta a importância de seu trabalho para o desenvolvimento cultural e educacional do Tocantins, sendo uma justa celebração de sua vida e legado.