A pesquisa também aponta que o Prefeito Alessandro Borges tem a aprovação de mais de 80% dos entrevistados
Uma pesquisa eleitoral, realizada pelo Instituto Gauss na cidade de Muricilândia, revelou importantes insights sobre a opinião dos moradores em relação a diversos aspectos políticos e sociais.
Em relação à administração do presidente Lula, abordada na pergunta 02, a maioria dos participantes (71,25%) afirmou aprovar sua gestão, enquanto 23,75% manifestaram desaprovação e 5% não souberam ou não opinaram.
Sobre a administração do governador Wanderlei Barbosa, 87,5% dos entrevistados afirmaram aprovar seu trabalho, enquanto 5% desaprovaram e 7,5% não souberam ou não opinaram.
O Prefeito Alessandro Borges tem a aprovação da maioria dos participantes, onde (81,25%) afirmou aprovar sua gestão, enquanto apenas 11,25% manifestaram desaprovação e 7,5% não souberam ou não opinaram.
Os entrevistados foram questionados ainda sobre as prioridades para o desenvolvimento de Muricilândia. Os resultados mostraram que 36,25% consideram a geração de emprego como prioridade, 20% optaram por investir na saúde, 18,75% em casas populares, 8,75% em educação, e outras opções também foram mencionadas.
Espontânea
Em relação à preferência para prefeito de Muricilândia, a pergunta espontânea, que é quando o entrevistado fala por conta própria em quem votaria, 53,75% dos participantes afirmaram que votariam em João Victor, 25% em Pastor Cainã e 20% não souberam ou não opinaram. Mesmo sem ser candidato, por estar em seu segundo mandato o nome do prefeito Alessandro Borges ainda pontuou entre os citados pelos eleitores entrevistados.
Estimulada
Que é quando o entrevistado é submetido a escolher determinado nome de uma lista de candidatos, 57,5% dos participantes afirmaram que votariam em João Victor para prefeito de Muricilândia, 31,25% escolheriam Pastor Cainã, enquanto 11,25% não souberam ou não opinaram.
Rejeição
A pesquisa também abordou os candidatos em quem os eleitores de Muricilândia não votariam para prefeito de Muricilândia. Neste caso, 22,5% não votariam em João Victor, 58,75% não votariam em Pastor Cainã, e 16,25% não souberam ou não opinaram.
Os participantes foram também questionados sobre a possibilidade de votarem em um candidato a prefeito apoiado/indicado pelo governador Wanderlei Barbosa. A maioria (56,25%) afirmou que votaria, 21,25% poderiam votar, 12,5% não votariam e 10% não souberam ou não opinaram.
A pesquisa eleitoral realizada em Muricilândia-TO, com foco nas eleições municipais de 2024, foi registrada sob o número TO-03977/2024 no dia 25 de maio de 2024.