Livro da escritora e historiadora Martha Victor Vieira será lançado em Araguaína na UFNT no dia 07 de maio

“A Cobiça do Poder” traz a história de Goiás e Tocantins durante a independência do Brasil

No dia 07 de maio, um evento especial na Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) marcará o lançamento do livro “A Cobiça do Poder”, da escritora e historiadora Martha Victor Vieira. A obra aborda a cobiça e as disputas pelo poder político no início da década de 1820, durante a independência do Brasil, com foco na história de Goiás e na formação territorial do estado de Tocantins.

O livro é fruto de anos de pesquisa e chega em um momento oportuno, em virtude da comemoração dos duzentos anos da independência do Brasil em 2022. A intenção é dar mais visibilidade às narrativas sobre a história de Goiás e a formação territorial do Estado de Tocantins.

A obra detalha as intensas disputas políticas entre as elites dirigentes goianas, da Comarca do Sul e do Norte, na época da independência do Brasil. As disputas se intensificaram após as Cortes de Lisboa autorizarem a instalação dos governos provisórios, o que possibilitou a ascensão ao poder provincial das facções locais.

Entre os eventos destacados no livro está o Movimento Separatista do Norte Goiano (1821-1823), liderado pelo ouvidor Joaquim Teotônio Segurado. Apesar de o movimento ter fracassado, a memória histórica que circula sobre o atual estado do Tocantins se baseia nesses eventos do início do século XIX para demonstrar a longevidade do sonho autonomista, oficialmente concretizado em 5 de outubro de 1988.

Martha Victor Vieira é uma reconhecida escritora e historiadora, professora de história da UFNT e membro da Academia de Letras de Araguaína (ACALANTO), cadeira nº 24, patrono Clarice Lispector. O lançamento de “A Cobiça do Poder”, publicado pela Paco Editorial, é um marco na divulgação da história de Goiás e Tocantins. O evento de lançamento acontecerá na UFNT às 19h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *