Na última semana, representantes da equipe do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) no estado do Tocantins uniram forças com membros dos movimentos sociais em um importante evento realizado em Brasília: o Seminário Nacional de Desenvolvimento Territorial.
O seminário concentrou-se na urgente necessidade de revitalização dos territórios, visando impulsionar o desenvolvimento sustentável em comunidades rurais.Durante o evento, o superintendente do MDA no Tocantins, Diego Montelo Faria, enfatizou a importância da política de territorialidade e anunciou o compromisso da superintendência em lutar pelo retorno do programa no estado.
“A política de territorialidade é essencial para promover o desenvolvimento sustentável e inclusivo em nossas comunidades rurais. A superintendência do MDA no Tocantins está totalmente comprometida em lutar pelo retorno do programa no estado, visando fortalecer nossos territórios e apoiar agricultores familiares e comunidades locais”, afirmou Diego Montelo Faria.
Além disso, o seminário contou com a participação de representantes dos movimentos sociais, incluindo Jucilene, representante da FETAET; Cícera do PT, representante do Bico do Papagaio; Lilian Abreu, representante da APA Cantão; e Eudione, representante da rede de colégios territoriais.Os participantes do evento destacaram a importância da colaboração entre governo, sociedade civil e comunidades locais para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades de desenvolvimento em territórios rurais.
“Acreditamos que, ao unir nossos esforços, podemos promover mudanças significativas e construir um futuro mais próspero para o Tocantins e para o país como um todo”, concluiu Lilian Abreu, representante dos movimentos sociais presentes no seminário.
O Seminário Nacional de Desenvolvimento Territorial representa mais um passo em direção à construção de parcerias sólidas e à implementação de iniciativas que visam transformar realidades e impulsionar o desenvolvimento sustentável nas áreas rurais do Brasil.